MENSAGEM DOMINICAL: “QUEM DIZ O POVO QUE EU SOU?”

compartilhar

Por Olívia Coutinho

A palavra de Deus, que chega até a nós, no evangelho de hoje, chama a nossa atenção sobre algo fundamental na nossa vida: conhecer Jesus!

Não tem como viver a fé, sem conhecer Jesus. Sem uma intimidade profunda com Jesus, ficamos na superficialidade da fé, sabendo quem é Ele, teoricamente e não, pela experiência que fazemos com Ele!

“Quem diz o povo que eu sou?” Jesus não estava interessado em saber o nível de sua popularidade, certamente, o que Ele queria saber mesmo, era se o povo já tinha conhecimento da sua identidade e do seu messianismo. Os discípulos responderam de imediato: “Uns dizem que é João Batista; outros que é Elias; outros ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas.” Não satisfeito com o que o povo pensava a seu respeito, Jesus direciona a mesma pergunta aos discípulos: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Desta vez, a resposta não foi imediata, houve um silencia, afinal, desta vez, a resposta teria que ser pessoal e não, em nome do povo, o que é fácil, pois responder em nome do outro, não compromete, já, uma resposta pessoal é comprometedora…

Pedro, foi o único que respondeu e respondeu com firmeza: “Tu és o Cristo de Deus”.

Esta afirmação de Pedro, agradou Jesus, pois Ele sabia, que esta sua profissão de fé, era fruto de sua convivência com Ele.

Jesus proíbe severamente os discípulos de revelar a sua identidade, afinal, um povo que esperava por um Messias triunfalista, com poderes políticos, jamais aceitaria um Messias na condição de servo, alguém que tivesse o olhar voltado para os pequenos. Jesus sabia que Ele não seria reconhecido por todos, como Filho de Deus, sem antes passar pela cruz.

Muitos de nós, professamos a nossa fé em Jesus, mas não o conhecemos de fato, ficamos somente no conhecimento teórico, o que não nos dá autoridade para falar Dele…

Saber quem é Jesus, é muito mais, do que saber que Ele é Deus! Saber quem é Jesus, implica em comprometimento com a sua causa, em dar continuidade a sua missão aqui na terra…

Sem aprofundarmos no conhecimento a Jesus, ficamos na superficialidade da fé, na lógica dos homens, não vamos compreender, que, para ganhar a vida, é preciso passar pela cruz como Ele passou!

No nosso seguimento a Jesus, podemos ter certeza: a cruz vai estar presente, porque a nossa adesão a Ele, vai nos levar a atitudes que contrariam os opositores do projeto de Deus. Estar disposto a assumir a cruz, não significa buscar o sofrimento e sim, assumir as consequências de uma vida pautada no exemplo de Jesus, uma vida coerente com o evangelho.

Hoje, depois de ter passado pela cruz, de ter nos dado tão grande prova de amor, Jesus continua nos perguntando: E para vós, quem eu sou? Com certeza, nossa resposta, não chegará a Ele com palavras, e sim, com as nossas atitudes do dia a dia! É no cotidiano da nossa vida, que vamos respondendo: Quem é Jesus para nós…

QUE DEUS OS ABENÇOE!

FIQUEM NA PAZ DE JESUS!

Reflexão de Olivia Coutinho