Além da água, irreverência e da animação dos foliões, a 41ª Lavagem do Beco do Fuxico foi marcada por inovações, com apoio da Prefeitura de Itabuna, da Fundação Itabunense de Cultura (FICC) e do Governo do Estado através da Bahiatursa. Este ano, uma inovação ficou com a apresentação das grandes atrações, como o Ilê Ayiê, Bimbahia, Heloísa e Banda e Sine Calmon, que balançaram o chão da praça Adami, num trio elétrico concentrado na praça Adami.
O presidente da FICC, Daniel Leão, destaca ainda entre as inovações a participação do Rixô Elétrico que fez sua estreia no Itabuna Folia, puxando e fazendo alegria de centenas de foliões no circuito da alegria. O Rixô passou por duas vezes fazendo o percurso do Beco do Fuxico, avenida Cinquentenário, Praça Adami, retornando através da avenida Duque de Caxias.Também este ano foi aberto um espaço para o desfile do primeiro bloco de rock, puxando um grupo de roqueiros através de avenida Cinquentenário com um som característico do Heavy metal. Este ano, foi também homenageado o carnavalesco Geraldo Cassolinha, um dos fundadores do Maria Rosa, um dos mais antigos blocos do Carnaval Grapiúna.
Daniel Leão também viu com otimismo não só a participação de milhares de foliões que participaram este ano da lavagem do Beco do Fuxico, como também a formação de novos blocos que mostraram sua cara com camisas e abadás estilizados, mostrando criatividade.Outro ponto positivo foi a participação de um número recorde de vendedores ambulantes que se concentraram no circuito da folia oferecendo água mineral, cerveja, capetas, batidas e alimentos os mais diversos, o que revela a retomada do crescimento da economia, o que estimula a geração de emprego e renda.