A psicóloga Lydia Rebouças fala sobre a importância do Dia da Gentileza e traz reflexões sobre bondade, generosidade, amor e afeto.
No Dia Mundial da Gentileza, nosso país reverencia a história de José Datrino, o profeta que ficou conhecido por carregar um estandarte com mensagens gentis, pintadas à mão, para consolar familiares das vítimas de um terrível incêndio que aconteceu num circo montado em Niterói nos anos 1960! A partir de 1980, o criador da frase “gentileza gera gentileza” passou a encher nas pilastras do viaduto da Avenida Brasil com frases que refletiam suas ideologias de gentileza. Anos mais tarde seus painéis foram repintados de cinza, gerando o protesto musical da cantora Marisa Monte na música Gentileza. que diz: “apagaram tudo / pintaram tudo de cinza / a palavra no muro/ ficou coberta de tinta”.
Felizmente a música protesto de Marisa não foi em vão. Em abril de 2010, após dez anos de desgaste, quatro artistas plásticos iniciaram uma nova restauração a partir da pilastra número um, no Km zero da Avenida Brasil. Era desse ponto que Gentileza dava as boas-vindas a quem chegasse à cidade maravilhosa. (Ag. Brasil)