O quarto e último Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), realizado entre os dias 2 e 10 de dezembro, apontou que Vitória da Conquista está com o Índice de Infestação Predial (IIP) de 2,6% – número acima do preconizado pelo Ministério da Saúde que é de menor ou igual a 1%.
No período de coleta de larvas, os agentes de endemias visitaram 5.095 imóveis em 80 localidades da sede do município, onde foram identificados que 54 localidades estão com índice ideal e outras 26 com IIP que varia de 1,1% a 18%. Com essa informação, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação de Controle de Endemias, planejará as ações a partir dos bairros com maiores índices de infestação.
Segundo o coordenador municipal de Controle de Endemias, Renato Freitas, o novo índice está dentro do esperado e de acordo com as informações prestadas pelos agentes sobre suas visitas às residências. “Eles têm observado que em alguns bairros, o número de reservatórios de água por residência tem aumentado e muitos não estão devidamente fechados”, disse. Renato também explica como serão as ações a partir de agora. “Com esses dados em mãos, a nossa programação de visita residencial, mobilização social e educação em saúde será intensificada nos bairros com maiores índices de infestação”.
Número das arboviroses – Segundo o Boletim Epidemiológico da SMS, na 48ª Semana Epidemiológica de 24/11/2024 a 30/11/2024, foram notificados 69 casos suspeitos, dos quais, seis positivos para a dengue e nenhum caso de zika e chikungunya.
Como eliminar o Aedes – Receba bem os agentes de saúde e os de endemia, esvazie garrafas pet, potes e vasos, guarde pneus em locais cobertos, limpe bem as calhas de casa, mantenha a caixa d’água, tonéis e outros reservatórios de água bem fechados, coloque areia nos pratos de vasos de planta, amarre bem os sacos de lixo e não acumule sucata e entulhos.
Sintomas da dengue – Se você sentir febre alta, dores musculares e articulares, manchas vermelhas na pele, dor de cabeça ou atrás dos olhos, procure a unidade de saúde mais próxima.