Moradores de Vitória da Conquista estão convivendo com uma ameaça preocupante: a proliferação de escorpiões. O problema é agravado pela presença de terrenos abandonados, incluindo o local onde funcionava o antigo aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo, que se tornou depósito de lixo e local propício para a reprodução desses animais peçonhentos. As informações foram divulgadas no programa Bahia Meio Dia, da TV Sudoeste.
A situação tem causado medo e preocupação, especialmente para famílias como a de Dona Iara. “Na semana passada, encontrei cinco escorpiões no mesmo dia. Aqui tem criança pequena, um autista e pessoas idosas. Fora os vizinhos, que também têm crianças”, desabafou a moradora.
De acordo com dados do Serviço de Controle de Zoonoses, só neste ano já foram registrados 830 acidentes envolvendo escorpiões no município. Somente nas últimas semanas, houve um aumento de 18% nos casos. Os bairros Patagônia, Zabelê e Brasil estão entre os mais afetados.
Especialistas explicam que os escorpiões encontram no terreno condições ideais para se proliferar, especialmente com o clima quente e úmido. “Eles gostam desse tempo e encontram nesses espaços um ambiente adequado para se instalar e reproduzir”, afirmaram técnicos do serviço de zoonoses.
Além do abandono, moradores denunciam que o terreno é alvo constante de descarte irregular de lixo. “Muita gente vem de outros bairros jogar entulho aqui. Isso só piora a situação, porque aumenta a quantidade de escorpiões”, destacou um morador.
A falta de limpeza no terreno e o descuido com o descarte de lixo têm transformado o local em um risco constante para as famílias.
As autoridades fazem um apelo para que proprietários do terrenos realizem a limpeza do espaço, enquanto a população é orientada a tomar cuidados básicos, como evitar frestas em portas e janelas, vedar buracos nas paredes e sempre verificar roupas e calçados antes de usá-los.
Em caso de acidentes com escorpiões, a orientação é buscar atendimento médico imediato na UPA ou em outra unidade de saúde.