O presidente Lula (PT) cancelou sua ida à Rússia para a Cúpula dos Brics, marcada para este domingo (20), após sofrer um acidente doméstico e cortar sua cabeça. O chefe do governo brasileiro foi socorrido ontem (19), no Hospital Sírio-Libanês de Brasília, recebeu pontos no ferimento e foi orientado a evitar viagem aérea de longa distância.
Em nota, o Palácio do Planalto comunicou o cancelamento da viagem de Lula a Kazan, mas enfatizou que o presidente irá participar da Cúpula dos Brics por meio de videoconferência e terá agenda de trabalho normal essa semana na sede do governo, em Brasília.
O acidente pode ter caído como uma luva para evitar que Lula volte a enfrentar seu conhecido pânico de avião, multiplicado após as quatro horas de tensão, durante a pane do avião presidencial no México, no dia 1º deste mês de outubro. Medo que pode ter sido agravado com os riscos de a sutura se abrir com a pressão da altitude durante o voo para Kazan.
Veja a nota do Hospital Sírio-Libanês:
O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu entrada no Hospital Sírio-Libanês – unidade Brasília, em 19/10/2024, após acidente doméstico, com ferimento corto-contuso em região occipital.
Após avaliação da equipe médica, foi orientado evitar viagem aérea de longa distância, podendo exercer suas demais atividades. Permanece sob acompanhamento de equipe médica, aos cuidados do Prof. Dr Roberto Kalil Filho e Dra Ana Helena Germoglio.
Dr. Rafael Gadia Diretor de Governança Clínica.
Dra. Luiza Dib.
Diretora Clínica