Ele chegou a correr para outra rua, onde foi atingido
Um guardador de carros foi baleado no final da manhã desta sexta-feira (15), na Barra. A vítima foi socorrida por policiais militares para o Hospital Geral do Estado (HGE). Segundo a PM, o baleado é credenciado pela prefeitura para atuar como guardador de carros na região. Testemunhas contaram que dois homens chegaram em uma moto preta e chegaram atirando contra a vítima, fugindo em seguida. O guardador, de prenome Maurício, costumava trabalhar na Rua Afonso Celso. Ao notar a aproximação da moto, ele tentou fugir, correndo até a Rua Dias D’Ávila, onde foi baleado. Uma equipe da 11ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) foi até o local e já encontrou o guardador ferido. Ele foi levado ao HGE. Não há detalhes sobre o estado de saúde dele. Os criminosos fugiram. A PM diz que faz buscas no local.
Reconhecimento facial em análise
Os recorrentes episódios de violência na região acabaram resultando na troca de comando na 11ª Companhia Independente (CIPMBarra), que foi assumida no dia 10 de setembro pelo major Uildnei Carlos do Nascimento. Após ordenar a intensificação no policiamento e ordenamento do solo, além de buscar a atuação do serviço de inteligência das polícias Civil e Militar, o major comentou as situações mais recentes e disse que a PM continuará trabalhando para manter a paz e a ordem. “O policiamento continua sendo reforçado, através das bases, das viaturas em patrulhamento, realização de abordagens, policiamento preventivo e repressivo quando necessário. Esse é nosso papel. Quanto ao fato, informações preliminares dão conta que a vítima era envolvida com tráfico de drogas, respondendo em liberdade e que o perpetrador dos disparos encostou nele, na areia, próximo ao muro, se aproveitando do grande número de pessoas para se homiziar e ao chamá-lo pelo apelido, confirmando ser ele, efetuou os disparos, se escondendo na multidão, empreendendo fuga. Talvez um provável ‘acerto de contas'”, reforçou o comandante da área, antes de destacar que o fato está sendo investigado pela Polícia Civil. “Novas medidas estão sendo adotadas, inclusive com a possibilidade da instalação de câmeras com reconhecimento facial em locais estratégicos, facilitando a identificação de elementos com dívidas com a justiça, os quais serão identificados e presos”, adiantou o major Uildnei Carlos do Nascimento. “A PM não recua em momento algum. O poder do Estado estará presente e a paz e segurança mantidas a qualquer custo”, complementou o novo comandante, que substituiu o major Jailton Carvalho de Santana.
Onda de crimes
Uma das mais tradicionais praias de Salvador, a Barra acumula episódios de violência nos últimos meses, principalmente no Porto, e o CORREIO vem mostrando as situações. No dia 16 de agosto deste ano, um casal em situação de rua que tinha um barraco no local foi atacado em um incêndio criminoso no Porto da Barra. Dias depois, homem e mulher morreram por conta das complicações causadas pelas queimaduras.
Já no dia 5 de setembro, um homem foi morto a tiros após um tiroteio em uma das ruas do Porto da Barra. Segundo a Polícia Civil, a vítima identificada como Rodrigo Cerqueira de Jesus era conhecido como Tosca e era suspeito de tráfico de drogas na região. A mãe de Rodrigo e outro homem, que não teve a identidade divulgada, também foram baleados na mesma ação, mas conseguiram sobreviver.
No dia seguinte, 6 de setembro, o corpo de um homem apareceu boiando no Porto. Ele tinha os pés amarrados.
No dia 21 de setembro, um homem com problemas mentais apavorou quem decidiu curtir a praia do Porto da Barra. Com uma faca em mãos, ele invadiu a faixa de areia e ameaçou banhistas. A Guarda Civil Municipal (GCM), que tinha uma equipe atuando na segurança da região, foi chamada e conseguiu contornar a situação, mobilizando a pessoa.
Dias antes, um grupo de banhistas se envolveu em uma pancadaria generalizada nas areias da Praia da Barra. A confusão foi filmada por pessoas que passavam perto do local.No último domingo (10), um homem foi porto na praia do Porto da Barra. De acordo com a Polícia Militar, a vítima foi identificada como Uéslei Nielson Cruz Santos, 28, e estava na faixa de areia da praia, quando um homem chegou caminhando, por volta de 19h, e atirou diversas vezes contra ele. Em seguida, o atirador fugiu. Segundo a Polícia Civil, Uéslei estava com familiares e amigos quando o atirador chegou e o chamou de “Meio-dia”. Em seguida, ele disparou contra o jovem. (correio24hs)