Já são 15 os países que, oficialmente, ofereceram ajuda para as vítimas do RS.
A corrente do bem para ajudar as vítimas do Sul é internacional, mais de 15 países já ofereceram ajuda oficial ao Rio Grande do Sul (RS). Entre eles estão Itália, Argentina, Venezuela, Japão, Estados Unidos, Cuba, França e muito mais. O governo Argentino enviou 2 purificadores de água e 72 mil pastilhas potabilizadoras, material extremamente necessário para atender a população afetada. Já o Uruguai, forneceu um helicóptero, que está está em operação salvando vidas nas enchentes do RS. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, cada ajuda oferecida é analisada criteriosamente para que não haja problemas de logística, por exemplo.
Solidariedade internacional
A lista é grande e não para de crescer. Segundo o Itamaraty, até a última quinta-feira (9/5), o governo brasileiro recebeu ajuda oficial de 15 países:
Argentina
Bolívia
Chile
Cuba
Estados Unidos
Emirados Árabes Unidos
França
Itália
Japão
Madagascar
México
Paraguai
Uruguai
Venezuela
No X, antigo Twitter, o Ministério das Relações Exteriores agradeceu a ajuda humanitária internacional.
“O @govbr agradece as inúmeras manifestações de solidariedade e oferecimento de ajuda humanitária por parte de governos estrangeiros, chefes de Estado, autoridades governamentais e organismos internacionais, em meio à tragédia que atinge o’Rio Grande do Sul”.
A instituição disse ainda que as doações vindas de fora passam por uma coordenação conjunta entre o Itamaraty e o Comando “Operacional Conjunto da Operação Taquari II”
Força tarefa de Portugal
Na última sexta-feira, o Governo Federal começou uma força tarefa para transportar produtos doados na embaixada e consulado de Portugal.
Em nota, o Ministério de Portos e Aeroportos disse que são mais de 200 toneladas de donativos e que está articulando com companhias aéreas e empresas de navegação para que os mantimentos cheguem ao povo gaúcho.
“O Ministério das Relações Exteriores informou que todos os donativos recebidos em outras embaixadas e consulados ao redor do mundo também terão o mesmo trâmite e serão todos enviados ao povo gaúcho com a maior brevidade possível”.
(SNB)