O Centro de Atenção à Mulher (CAM)foi entregue à população pela Prefeitura de Itabuna na manhã desta terça-feira, dia 10, numa solenidade marcada por muita emoção. Este equipamento representa a concretização de um sonho da equipe de profissionais de Saúde da atual Administração Municipal, para a prestação de um serviço de assistência integral às mulheres de Itabuna e dos municípios pactuados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Dotada com equipamentos tecnológicos de ponta e moderno mobiliário, a unidade oferecerá consultas com especialistas, exames e procedimentos de média e alta complexidade. Foi construída no imóvel do antigo SESP, extinto órgão de saúde pública do Governo Federal inaugurado na década de 1950. Entre as especialidades disponibilizadas estão: Ginecologia, Dermatologia, Mastologia, Fisioterapia e diversos tipos de ultrassonografia e pequenas cirurgias.
“Entregamos hoje o primeiro centro do interior da Bahia focado exclusivamente na Saúde da Mulher, oferecendo desde o rastreio aos principais câncer femininos como o de útero e mama, consultas com especialistas, ambulatório de gestação de alto risco e também a parte de reabilitação feminina pélvica com fisioterapia. Enfim, hoje é um dia extremamente feliz”, comentou a secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar.
Na mesma solenidade também foi entregue a nova USF Dr. José Maria Magalhães Neto, construída em área anexa ao Centro de Atenção à Mulher, para atender os moradores do centro da cidade, bairro Pontalzinho e localidades adjacentes e do campo. A unidade segue ofertando os mesmos serviços em um ambiente novo, humanizado, acolhedor e climatizado, com entrada independente.
A secretária Sônia Fontes lembrou a trajetória do médico José Maria Magalhães Neto, um dos maiores médicos obstetras e professor da Bahia, cujo nome foi dado à Unidade de Saúde da Família, e ressaltou a grandiosidade do Centro de Atenção à Mulher.
“Para chegarmos no dia de hoje, lembro a participação de cada um que pensou em todos os detalhes deste Centro”, disse. Ela destacou a contribuição da Primeira-dama Andréa Castro que deu apoio ao projeto do prefeito Augusto Castro. “Estou aqui para transmitir essa emoção e dizer que a sensação é de dever cumprido, porque Itabuna tem hoje o maior equipamento de saúde feminino da Bahia que é referência no atendimento à mulher”, realçou.
Já a secretária Lívia Mendes Aguiar lembrou ainda que na área onde foi construído o CAM existia um prédio antigo com problemas estruturais, mas que foi possível reconstruir por meio de convênio com Faculdade de Ciências Médicas – AFYA Itabuna. “Desde 2021, quando assumimos a gestão municipal, temos essa parceria, pois a AFYA faz parte do Programa Mais Médicos. Então, nesse período já colhemos muitos frutos por meio dessa parceria e esse Centro é mais um exemplo”, afirmou.
Ela disse ainda que no Centro de Atenção à Mulher também serão oferecidos serviços de cunho social para acolhimento e escuta ativa de vítimas de violência doméstica e sexual. “Em parceria com a Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza será possível fazer o acolhimento dessas mulheres por meio do Programa Itabuna Mãe, oferecer orientações e fazer o encaminhamento às unidades de referência que compõem a Secretaria de Promoção Social”, informa.
A cerimônia também contou com a presença da subsecretária municipal de Saúde, Lânia Peixoto, da Primeira-dama Andréa Castro, de Liliane Mascarenhas, representante da secretária estadual de Saúde, Roberta Santana, e demais secretários municipais. A delegada da Polícia Civil Maria das Graças Valadares, titular da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM), e familiares da enfermeira Tatiana Luz, cujo nome foi dado ao auditório do Centro de Atenção à Mulher (in memorian), também esteve presente.