A Secretaria de Gestão de Pessoas e Desempenho de Pessoal (SGP) do Ministério da Economia (ME) atualizou recentemente a portaria que trata do cronograma do recesso dos servidores federais em 2021. Ainda como reflexo das mudanças ocasionadas pela pandemia, foram definidas novas regras para a compensação de horas. Veja o calendário e fique por dentro das novidades em relação a jornada de trabalho no final do ano.
Recesso dos servidores federais em 2021
Em 2020 a rotina de trabalho dos servidores públicos teve que ser adaptada e ainda continua passando por ajustes para atendimento às restrições impostas pela pandemia. Mesmo com a digitalização dos serviços públicos, a atuação dos funcionários públicos é de suma relevância. O atual cenário mudou o dia a dia convencional de trabalho, assim como o próprio ambiente onde as atividades são executadas. No entanto, o período do recesso que é de direito já têm datas pré-estabelecidas e terá um revezamento para garantir os serviços essenciais.
Período do recesso
O recesso dos servidores públicos para as comemorações das festas de final de ano ocorrerá nos seguintes períodos:
- Natal: de 20 a 24 de dezembro de 2021;
- Réveillon: de 27 a 31 de dezembro de 2021.
O período será definido em comum acordo com as respectivas chefias, como disposto na Portaria nº 12.735/2021, publicada no Diário Oficial da União (DOU) em 26 de Outubro de 2021.