Um vídeo que circula na Internet mostra um guarda municipal recebendo R$ 50 de um motorista na Rua Santa Clara, em Copacabana, na Zona Sul do Rio. As imagens mostram que, após receber o dinheiro, o agente dá orientações para que o motorista consiga autorização da CET-Rio para poder estacionar para fazer mudança.
“Quando precisar faz isso (ir na CET-Rio)… a autorização (concedida) libera a rua, o horário e o dia para você fazer a mudança”, o guarda orienta, dizendo que é conhecido na região.
A gravação é feita por uma pessoa que está sentada no veículo próximo do motorista. O agente parece perceber que está sendo filmado.”Ô parceiro, não filma nada ai não”, ele pede. Não há informação de quando o vídeo foi gravado.
Procurada pelo DIA, a Guarda Municipal disse que já identificou o agente e pediu seu afastamento da rua, além da abertura de uma sindicância para apurar o caso e “tomar medidas cabíveis, que serão adotadas com todo o rigor”.
“A Guarda Municipal, como todo cidadão de bem, sente vergonha de atitudes assim e deixa claro que não compactua com atitude criminosa”, a corporação acrescentou, em nota.
“A Guarda Municipal destaca que a atitude é ilegal e não é uma prática comum entre os servidores. Todos os casos denunciados são apurados e punidos dentro das normas da administração pública”.
O Dia