Cerca de 5 mil pessoas estão desabrigadas ou desalojadas por causa das chuvas que caíram nos últimos dias no estado. A informação é do último boletim divulgado nesta segunda-feira pela Defesa Civil estadual e do Corpo de Bombeiros. Os números dos boletins são atualizados pela Defesa Civil dos municípios e mudam a todo instante.
Até o momento, quatro mortes foram confirmadas. Por causa das chuvas, os bombeiros atenderam mais de 800 chamados no estado desde a manhã de sábado. Os atendimentos incluem salvamentos, cortes de árvores, buscas e resgates.
A Defesa Civil informou que está distribuindo material de ajuda humanitária em apoio à Secretaria estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos em várias regiões, incluindo os municípios de Magé, Belford Roxo, Guapimirim, Seropédica, Rio de Janeiro, Itaguaí, Mesquita, Queimados e Rio Bonito.
As equipes estão trabalhando diretamente nos municípios mais afetados, que pediram apoio por causa dos grandes danos causados pelas chuvas.
De acordo com o boletim, aproximadamente 3 mil itens foram entregues, entre kits-dormitório e de higiene, galões de água e cestas básicas.
Tempo instável
Para esta terça-feira, a previsão é tempo instável no Rio. Para todo o estado, há previsão de chuva. As pancadas deverão ser de moderadas a ocasionalmente fortes na Região Serrana e na regiões Norte e Noroeste Fluminense. Os ventos estarão de fracos a moderados.
A temperatura mínima prevista para hoje é de 17 °C na Região Serrana e a máxima de 28°C na capital, na no Sul Fluminense nas baixadas Fluminense e Litorânea.
A capital continua em estágio de alerta devido às chuvas. A previsão para a cidade é de chuva fraca a moderada durante a noite, segundo o sistema Alerta Rio.
O tempo deverá permanecer nublado com chuva fraca a moderada amanhã. A temperatura mínima prevista é 17 °C e a máxima, 28°C, na região.
Agência Brasil