Professores, prefeitos, alunos, servidores da Ceplac e militantes do Partido dos Trabalhadores lamentaram na manhã deste domingo, dia 19, a morte do professor e sociólogo Adeum Sauer. Vítima de acidente automobilístico na estrada que Una a Canavieiras, ele faleceu na noite deste sábado, aos 69 anos.
O ex-prefeito Geraldo Simões destacou as ações desenvolvidas por Adeum enquanto educador. O ex-prefeito de Itabuna lembrou que Adeum, além de ter sido um profissional que pensou a Educação e elevou o nome do nosso município para o Brasil, foi um grande militante das causas sociais”.
Adeum Hilário Sauer foi, por duas vezes – de 1993 a 1996 e de 2001 a 2004 – secretário de Educação de Itabuna nas gestões do ex-prefeito Geraldo Simões. À frente da pasta, ele implantou a Escola Grapiúna na rede municipal de ensino. Pioneiro na Bahia, o projeto substituiu o ensino serial por ciclos e valorizou a educação de qualidade, inclusão social, participação democrática e valorização da cultura regional.
“Adeum universalizou a oferta da educação básica em Itabuna, saindo de 16 para 30 mil alunos. Reduziu a evasão e repetência de quarenta para menos de dez por cento. Fez concursos para professores, que não ocorria em Itabuna. Em nossa primeira gestão o salário dos professores era o maior da Bahia. Sua ligação com os cérebros da Educação nacional permitiu que os professores Paulo Freire, Ester Gross e Miguel Arroyo ajudassem na formação de nossos professores”, lembrou Geraldo.
Em Itabuna, Sauer também implantou a Escola Grapiuna, que substituiu a sistema de serie por ciclo. Itabuna foi um dos primeiros municípios brasileiros a trabalhar nesse conceito. No período de 2007 a 2009, ele comandou a Secretaria estadual de Educação no primeiro governo de Jaques Wagner, quando implantou o TOPA-Programa Todos pela Alfabetização para enfrentar no Estado o grave problema do analfabetismo.
“A notícia da morte de Adeum, nosso professor e colega de partido, nos deixou muito tristes. Adeum Sauer contribuiu muito com a Educação do nosso país e deixou seu legado. Registro as minhas condolências aos familiares e amigos”, disse ao Blog do Bené a professora Nina Rosa Germano, membro do diretório municipal do PT de Itabuna. Adeum foi presidente do partido no município.
Em nota, a direção do PT de Itabuna afirmou que o professor Adeum Sauer “contribuiu para o desenvolvimento de milhões de baianos e itabunenses com as políticas públicas que desenvolveu e implantou”. Assinado pelo presidente Jackson Moreira, o comunicado destaca as ações e as qualidades do ex-filiado.
O vice-prefeito de Ilhéus José Nazal, o ex-prefeito de Itapé Pedrão, a ex-secretária de Governo de Itabuna, Maria Alice, o ex-prefeito de Itororó Adroaldo Almeida, inúmeros educadores itabunenses, alunos, colegas da Ceplac e da Uesc, e militantes do PT também lamentaram a perda, manifestando-se ao blog do bené.
Gaúcho, radicado em Itabuna há mais de quatro décadas, Adeum era irmão do ex-ministro de Minas e Energias Ildo Sauer e do professor de Educação Física Cleto Sauer. Sociólogo e bacharel em Direito, era professor de Ciências Sociais da Uesc-Universidade Estadual de Santa Cruz.
No sul da Bahia, ele foi servidor da Ceplac, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Uesc, coordenador de Pós-Graduação em Direito Público da FacSul, presidente da Undime-União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação e membro do Conselho Nacional de Educação.
Com informações do blog do bené