A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Segurança e Ordem Pública (SESOP), promoveu na segunda-feira, dia 11, o curso de qualificação veicular para motoristas da Guarda Civil Municipal (GCM), abordando o tema Legislação de Trânsito visando evitar maior incidência de multas . O evento aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, na Avenida Comendador Firmino Alves, nº 110, na Beira-Rio.
Motoristas do Grupo Ostensivo de Proteção Ambiental (GOPA), Patrulha Guardiã Maria da Penha e da Diretoria da Defesa Civil, que integram a Sesop, além de servidores da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC) participam da capacitação.
Normas e informações acerca do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), cuidados no trânsito, dentre outros temas foram também abordados pelo instrutor Gilson Nascimento, especialista em trânsito e mobilidade, perito em acidentes de trânsito e ex-coordenador da 5ª Ciretran em Itabuna.
“Observamos que entre 2021/2022 foram aplicadas cerca de 130 multas somente a motoristas da Guarda Civil Municipal, causando um prejuízo a Prefeitura de cerca de R$ 32 mil que, aliás poderiam ser evitadas pela simples apresentação dos infratores e defesa técnica. Diante disso, estamos instruindo os servidores para que adotem uma postura e conhecimento técnico para que elas sejam evitadas, afirmou o titular da Sesop, Delegado Humberto Mattos.
De acordo com o instrutor Gilson Nascimento, a capacitação vai agregar conhecimento para os motoristas no exercício da função. “O objetivo geral foi alertar os motoristas e cobrar uma postura responsável, lembrando que naquelas multas fora da atividade, será chamado à responsabilidade, mas terão direito a apresentar defesa. Não sendo, será responsabilizado pela multa”, acrescentou.
“O prefeito Augusto Castro está preocupado com índice de infração e acidentes. Por isso, vem promovendo em todas as secretarias esse tipo de capacitação. Agora, foi a vez da Guarda Civil Municipal, uma particularidade a mais porque, além da direção da viatura também tem que dar apoio aos companheiros, ter atenção ao trânsito e a segurança de todos”, destacou.
O coordenador do Núcleo Educacional da Guarda Civil Municipal, inspetor Valdir Francisco, destaca a melhoria da atividade. “Esse curso se estenderá para todas as secretarias municipais como capacitação ao conjunto dos servidores. O projeto é que tenhamos um grupo de profissionais qualificados para guiar as viaturas, com cursos para condutores de veículos de emergência ou veículos de duas rodas”, afirmou.
ASCOM/PMI