A Prefeitura de Itabuna, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, vai disponibilizar um espaço para abrigar os animais que ficaram no antigo lixão. Uma média de 60 cães ainda está no local, mas continuam recebendo alimento e água até que sejam remanejados.
Nesta quinta-feira, dia 10, a diretora da Vigilância em Saúde do município, Maristella Antunes, se reuniu com representantes da Ong Bicharada para debater questões relacionadas à castração e ao novo abrigo. “Na próxima semana, vamos visitar o local onde os animais de grande porte recolhidos das vias públicas ficam para avaliar se os cães poderão ficar abrigados”, disse.
Ela falou que desde o segundo semestre de 2021, a Prefeitura vem assumindo os cuidados com os animais deixados no antigo lixão. “Em nove meses já doamos 12,150 kg de ração para os cães. Além disso, também já vacinamos alguns, enquanto outros foram recolhidos pela Ong e uma parte está abrigada no Centro de Controle de Zoonoses”, afirmou Maristella Antunes.
A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde destaca a importância da castração dos animais, que já começou, mas com prioridade para aqueles que permaneceram no antigo lixão. “Desde dezembro, estamos realizando o procedimento e atendendo todas as demandas relacionadas aos cães”, garantiu.