O prefeito eleito da cidade de Orós, no Ceará, Simão Pedro (PSD) renunciou ao cargo, deixando-o para a sua mãe, Tereza Cristina (PSB), vice-prefeita eleita em sua chapa. Simão deixou o posto para assumir um mandato de deputado estadual pelo Ceará.
A posse de Simão ocorreu na última sexta-feira (27). Suplente, assumiu após a então deputada Gabriella Aguiar (PSD), deixar a posição para atuar como vice-prefeita de Fortaleza. Com a ausência da deputada, Simão assume o posto de maneira definitiva até 2026.
Na quarta-feira (1), o parlamentar esteve em Orós, acompanhando a posse da mãe como prefeita da cidade. “Um novo capítulo de progresso começa em Orós! Tereza Cristina Alves Pequeno assume oficialmente como prefeita, reafirmando seu compromisso com a ética, o desenvolvimento e o bem-estar de todos os oroenses”, escreveu em uma publicação nas redes sociais.
Em novembro de 2024, o deputado já havia divulgado que não assumiria como prefeito: “Essa chapa foi planejada para o futuro, mas surgiu a questão da chapa em Fortaleza, e isso abriu um leque de possibilidade de antecipação de um mandato para mim”.
Simão Pedro e Tereza Cristina foram eleitos com 58,41% dos votos válidos (8.287) na eleição de 2024. Anteriormente, os dois já haviam comandado a cidade. Simão foi prefeito de Orós entre 2013 e 2020, enquanto Tereza comandou o Executivo da cidade entre 1993 e 1996.
(BN)