POLÍTICA – PGR pede oitivas e perícias após depoimento de Sergio Moro no último sábado

compartilhar

Diligências para apurar fatos narrados pelo ex-ministro Sérgio Moro, em depoimento realizado no sábado (2), foram requeridas ao Supremo Tribunal Federal pelo procurador-geral da República, Augusto Aras. O PGR quer ouvir três ministros, a deputada Carla Zambelli (PSL/SP) e seis delegados da Polícia Federal para que estes prestem informações sobre “eventual patrocínio, direto ou indireto, de interesses privados do presidente da República (Jair Bolsonaro) perante o Departamento de Polícia Federal, visando ao provimento de cargos em comissão e a exoneração de seus ocupantes.”

Aras requereu ainda uma perícia pelo Setor Técnico-Científico do Departamento de Polícia Federal do celular entregue por Sérgio Moro e um relatório de análise das mensagens de texto e áudio, imagens e vídeos no aparelho. Relatado pelo decano do STF, Celso de Mello, o inquérito apura possíveis crimes relatados na entrevista de Moro no dia 24 de abril, quando ele anunciou sua saída do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

O procurador-geral quer ouvir os ministros Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo), Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional da Presidência) e WBraga Netto (Casa Civil) . Também solicitou a oitiva dos delegados da Polícia Federal Maurício Valeixo, Ricardo Saadi, Carlos Henrique de Oliveira Sousa, Alexandre Saraiva, Rodrigo Teixeira e Alexandre Ramagem Rodrigues.

A saída de Valeixo da direção geral da PF foi a motivação apresentada por Sérgio Moro para sair do governo, por considerar a medida meramente política. E Ramagem seria o substituto no cargo, mas sua nomeação foi barrada pelo STF.

Augusto Aras propôs ainda ao STF a requisição de cópia do vídeo da reunião realizada entre o presidente, o vice-presidente Hamilton Mourão, ministros de Estado e presidentes de bancos públicos no último dia 22, no Palácio do Planalto, e comprovantes de autoria das assinaturas da exoneração de Maurício Valeixo do cargo de diretor-geral da Polícia Federal e de documento com pedido de exoneração encaminhada por Valeixo ao presidente.

Bahia.ba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *