Início » POLÍTICA > ‘Contemporâneos de governo’, diz Lula ao lamentar morte de ex-primeiro-ministro da Índia

POLÍTICA > ‘Contemporâneos de governo’, diz Lula ao lamentar morte de ex-primeiro-ministro da Índia

por Ornan Serapião
2 minutos para ler

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou nesta quinta-feira (26) a morte do ex-primeiro-ministro da Índia Manmohan Singh. Nas redes sociais, o petista prestou solidariedades aos familiares e comentou sobre a relação que teve com o político. “Fomos contemporâneos de governo na primeira década do século XXI e trabalhamos juntos pelo crescimento das relações entre nossos países e para a construção de um mundo mais justo”, disse Lula.

Segundo a imprensa indiana, o ex-primeiro-ministro, que tinha 92 anos, estava internado após sofrer uma perda repentina de consciência, mas não resistiu. Singh começou a carreira política em 1991 e se tornou primeiro-ministro da Índia em 2004.

Lula comentou sobre a participação de Singh na criação do IBAS, um Fórum de Diálogo entre Índia, Brasil e África do Sul, além da fundação dos BRICS. “Em 2012, quando já não era presidente, nos reunimos em Nova Delhi e conversamos muito sobre desenvolvimento, combate à pobreza e à fome e cooperação do Sul Global. Meu abraço solidário ao povo da Índia, familiares, amigos e companheiros de Manmohan Singh”, disse o presidente.

Brasil e Índia

Em novembro, Lula se encontrou com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, e falou do desejo de fazer uma visita ao país em 2025, levando também uma comitiva de empresários e da comunidade científica. Uma das intenções do Brasil é ampliar a cooperação entre os dois países em setores como energia e fármacos, além do intercâmbio de universidades e de tecnologia.

“Modi disse que a Índia terá um grande prazer em receber a visita do presidente Lula e de sua comitiva no ano que vem”, segundo um comunicado oficial.

O indiano também quer fazer uma visita de Estado, a mais importante no jargão diplomático, ao Brasil em 2025.
Com informações do R7

Postagens Relacionadas

Deixe um comentário