Os quese 6 mil municípios brasileiros, que compõem a República Federativa do Brasil, irão às urnas amanhã para a escolha de prefeitos e vereadores, quando cidadãos e cidadãs escolherão os seus candidatos para um mandato de 4 anos na chefia do Executivo e na formação de novas Legislaturas, isto é, a formação das novas Câmaras Municipais em todo o Brasil.
Durante 45 dias, homens e mulheres de todos os partidos inscritos na Justiça Eleitoral, percorreram as ruas, avenidas, subiram e desceram morro à cata do voto do eleitor, numa maratona estafante e no contato do corpo a corpo, além dos programas de rádio e debates nas televisões . Caso particular de Itabuna notei uma campanha fria, sem muita empolgação, sem que o eleitor colocasse ( claro que houve exceções) no peito a foto do seu candidato a prefeito e a vereador. Fora as caminhadas na Avenida Cinqüentenário e carreata pela cidade, a campanha política não traduziu a emoção e o sentimento de cidadania de eleições passadas.
As não presenças dos ex-prefeitos Fernando Gomes( já em outra dlmensao) Geraldo Simões e Capitão Azevedo como nao candidatos a prefeito, empanou, esta é a realidade, um pouco, o brilho e o entusiasmo de outras campanhas políticas em Itabuna.
O único local efervescente em que se comentou, analisou, com a participação de todas as correntes políticas da cidade foi no ” SENADO” do Café Pomar em todos os dias da semana, transformando aquele local no âmago das atenções da cidade e da mídia não comprometida com o governo municipal.
Amanhã, as urnas irão dizer se Itabuna pretende reeleger o atual prefeito Augusto Castro ou se o.municipio irá dormir com a eleição de um novo mandatário. Aquele que sufragado terá, da minha parte , o respeito e a expectativa de uma gestão honrada, séria , em que o dinheiro do contribuinte seja respeitado e aplicado corretamente nos fins específicos em todas as áreas da administração municipal e que tenhamos uma nova Câmara de Vereadores ( com exceções , claro) que se respeite, não se prostituta moralmente e não venda a alma ao PODER PUBLICO MUNICIPAL.
Amanhã será o DIA em que as pesquisas de opinião pública darão razão ao que foi publicado na mídia ou saberemos, através das urnas, se houve.manipulacao de dados para beneficiar quem contratou a pesquisa. De uma coisa eu tenho certeza: o grande JUIZ de todo esse processo é o POVO.
* Paulo Lima é Jornalista e membro da Academia Grapiuna de Artes e Letras – AGRAL-