São 14 mandados de prisão e outros 11 de busca e apreensão contra uma das principais quadrilhas que age na Rodovia Niterói-Manilha, na altura de São Gonçalo e Itaboraí
Por O Dia
Rio – A Polícia Militar e o Ministério Público estadual (MPRJ) fazem, desde as primeiras horas desta quinta-feira, uma operação contra uma quadrilha especializada em roubo de cargas. Na Operação Basta, como foi batizada, os agentes pretendem cumprir 14 mandados de prisão preventiva e outros 11 de busca e apreensão de celulares e outros aparelhos eletrônicos em Itaboraí e na capital.
De acordo com o MPRJ, a organização criminosa alvo da ação de hoje age desde março de 2017 e é uma das principais responsáveis pelo roubo cargas na Rodovia Niterói-Manilha (BR-101), na altura de Itaboraí e São Gonçalo, na Região Metropolitana do estado.
Dentre os alvos estão o chefe do tráfico na Favela da Reta Velha, Maurício Pereira Marques Filho, conhecido como Branquinho; Miguel Gomes da Silva, o MG; e Wanderson da Silva Souza, o Magrinho. A Reta Velha é apontada como a sede da quadrilha.
Ainda segundo o Ministério Público, MG e Magrinho são do segundo escalão do comando do grupo. Os demais criminosos da organização ocupam funções de menor relevância na hierárquica da quadrilha, mas com semelhante gravidade.
“A permanência de tais elementos nas ruas representaria risco evidente à ordem pública, visto que os mesmos continuam em plena atividade, utilizando de violência e grave ameaça contra as vítimas, mediante emprego de armamento pesado. Além disso, como noticiado na imprensa, a citada região é onde atualmente se concentra a maioria dos roubos de cargas do país, com danos difusos à população do estado, como desabastecimento e alta no valor dos seguros – com reflexos nos preços pagos pelos consumidores por uma grande gama de produtos”, o MPRJ defende.