Levantamento realizado pelo Paraná Pesquisas sobre intenção de votos para as eleições de 2026 confirmam o amplo favoritismo de Celina Leão (PP) na disputa pelo governo do Distrito Federal e, para as duas vagas no Senado, a preferência por Michelle Bolsonaro (PL) e Ibaneis Rocha (MDB), cujo governo registra a aprovação de 62% dos eleitores.
De acordo com a pesquisa, que o Diário do Poder obteve em primeira mão, a atual vice-governadora Celina Leão lidera com 36,6% as intenções de votos, o que representa bem mais que o triplo do segundo pré-candidato, Izalci Lucas (PL), que soma 11,3%, ou os 11,2% do candidato de esquerdista Leando Grassi (PV), derrotado em primeiro turno nas eleições de 2022.
Na disputa pelas duas vagas do Distrito Federal no Senado, dois nomes impressionam com números do favoritismo na intenção de votos dos eleitores: Michelle Bolsonaro tem a preferência de 42,9% dos eleitores do DF e Ibaneis Rocha soma 36,9%.
Veja os números da pesquisa para Governador no DF no cenário estimulado:
Também são mencionados, no cenário estimulado da pesquisa, a deputada distrital Paula Belmonte, que aparece em 4º lugar com 7,6%, o ativista do Partido Comunista do Brasil Ricardo Capelli com 5,8% e o deputado distrital Eduardo Pedrosa (União), que soma 5,4% das opções do eleitorado.
O Paraná Pesquisas também realizou pesquisas no cenário espontâneo, em que os entrevista mencionam o nome que têm na cabeça para governar o DF a partir de janeiro de 2027, os números mais expressivos foram atribuídos a Ibaneis (8,6%), seguido de Celina Leão, com 4,3%. O candidato esquerdista derrotado em 2022 foi citado apenas por 0,9% dos entrevistados.
Aqui, os números do favoritismo de Michelle e Ibaneis para o Senado:
Outro destaque importante, no levantamento realizado pelo Paraná Pesquisas, diz respeito aos 62% de aprovação do governo de Ibaneis Rocha. A pesquisa indica ainda que apenas um terço dos eleitores, 33,9%, desaprovam a atual gestão.
No total, 42,8 dos eleitores consideram a administração de Ibaneis Ótima (11,2%) ou Boa (31,6%), enquanto 29,6% a consideram Regular. E só 26,4% os entrevistados que avaliam negativamente o governo do DF, com apenas 8,6% como Ruim e 17,8% de Péssima. Somente 1,2% dos entrevistados ficaram em cima do muro.
Reeleito em 2022, governo de Ibaneis Rocha soma 62% de aprovação dos eleitores:
O levantamento do Paraná Pesquisas foi realizado entre os dias 21 e 25 de março, período em que foram entrevistados presencialmente 1.600 eleitores em todo o DF, com 95% de nível de confiança e margem de erro de 2,5%. (DP)