Morre o cientista político Wanderley Guilherme dos Santos

compartilhar

Professor aposentado da UFRJ, Wanderley faleceu aos 84 anos, por complicações de uma pneumonia

Morreu na madrugada de sábado 26, o professor aposentado da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Wanderley Guilherme dos Santos, um dos mais prestigiados cientistas políticos do Brasil. Wanderley tinha 84 anos e faleceu em decorrência de uma pneumonia. Estava internado desde quinta-feira num hospital carioca.

Fundador do Instituto Universitário de Pesquisa do Rio de Janeiro (Iuperj, atual Iesp-Uerj), Wanderley, era aposentado pela UFRJ, onde deu aula de democracia e teoria política por mais de duas décadas. Ganhou notoriedade com a publicação do texto “Quem vai dar o golpe no Brasil”, já prevendo o golpe de Estado de 1964 e a queda do presidente João Goulart.

Em sua última publicação, ‘A democracia impedida: o Brasil no século XX’, lançado há poucas semanas, o pesquisador aborda as etapas do processo que culminou com o impedimento de Dilma Rousseff. Para as próximas semanas, estava planejado o lançamento de um livro que analisava o cenário político que elegeu o presidente Bolsonaro. (Veja)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *