Por Olívia CoutinhoRefletindo o Evangelho
A palavra de Deus que chega até a nós, neste 3º Domingo do Tempo Comum, vem nos falar, dos primeiros passos de Jesus na sua vida pública, quando Ele inicia o seu ministério. Tudo começa num momento bastante conflituoso, logo após a prisão de João Batista, o que não intimidou Jesus, pelo o contrário, o encorajou ainda mais.
A prisão de João Batista, ao mesmo tempo em que marcou um tempo de grandes turbulências, marcou também, o início de uma Nova Era, um tempo novo, quando as promessas de Deus começaram a se cumprirem com a chegada do Messias.
“O tempo já se completou e o Reino de Deus está próximo. Convertei-vos e credes no evangelho!”
Jesus chega à Galileia proclamando a Boa Nova do Reino de Deus, chamando o povo, a conversão, isto é: a uma mudança de vida. A resposta imediata dos seus primeiros seguidores, que foram: Simão, André, Tiago e João, é notável. Ao serem chamados por Jesus, eles deixaram imediatamente suas redes e passam a segui-lo. A pesca, que era a ocupação destes homens, simboliza as nossas ocupações e nossos afazeres, são essas ocupações e afazeres, que muitas vezes nos impedem de aceitarmos o chamado de Jesus, o que que não aconteceu com estes seus primeiros seguidores, eles abriram mão de tudo, para seguir Jesus…
É importante entendermos: Quando Jesus diz: “O reino de Deus está próximo” Ele está falando de si mesmo, Jesus é a presença do Reino Deus no meio de nós!
Graças ao testemunho de João Batista, Jesus não iniciou o seu ministério, como um desconhecido, antes de dar início a sua missão, muitos já sabiam quem era Jesus, pois João Batista, já tinha, não somente falado Dele, como também, o apresentado: “Eis aí o Cordeiro de Deus…”
O fato de Jesus ter chamado pessoas simples, como aqueles pescadores para segui-lo, não significa, que o seu chamado, seja limitado, a um padrão de pessoas, o chamado de Jesus é aberto a todos, independentemente de sua, conduta.
É bom termos em mente: Jesus não espera pela a nossa conversão, para nos chamar a segui-lo, Ele nos chama dentro da condição em que estejamos vivendo, ainda que esta condição, seja de pecado. A nossa conversão vai acontecendo, à medida do nosso envolvimento com Jesus…
Ao refletirmos sobre esta passagem do Evangelho, nos vem em mente, o quão é importante, a nossa prontidão em respondermos ao chamado de Jesus, a abandonarmos as nossas redes, que são as nossas ocupações, para abraçarmos o projeto de Deus, no seguimento a Jesus…
DESEJO A TODOS: UM SANTO DOMINGO!
QUE DEUS OS ABENÇOE!
FIQUEM NA PAZ DE JESUS!
Reflexão de Olivia Coutinho