Por Olívia Coutinho
No Evangelho deste 27º Domingo do Tempo Comum, Jesus aborda questões profundas sobre o casamento, o divórcio e a pureza de coração. A primeira parte do evangelho, nos coloca diante de uma questão delicada, especialmente no mundo atual, onde muitas pessoas enfrentam dificuldades na vida conjugal.
No texto, Jesus é questionado por alguns fariseus sobre o divórcio. Eles tentam colocá-lo à prova, mas Jesus responde com sabedoria, lembrando-os que o plano original de Deus para o matrimônio era a união indissolúvel entre homem e mulher. Ele menciona que Moisés permitiu o divórcio por causa da dureza do coração humano, mas enfatiza que “o que Deus uniu, o homem não separe”.
Jesus deixa claro, que o matrimônio deve ser um espaço de amor e compromisso, onde ambos os cônjuges buscam crescer juntos. No entanto, Jesus também reconhece a realidade do ser do humano, ou seja, as limitações, as fraquezas que muitas vezes levam os relacionamentos a se romperem.
É essencial compreender que, apesar do ideal de unidade no matrimônio, a Igreja e o próprio Jesus, não ignoram as dificuldades que muitos casais enfrentam devido a separação. Jesus não abandona os que sofrem as consequencias deste rompimentos.
Na segunda parte do evangelho, Jesus acolhe as crianças, mesmo quando os discípulos tentam afastá-las. Jesus afirma, que o Reino de Deus, pertence aos que são como elas: simples, puros e confiantes. A pureza e a humildade das crianças são exemplos para os que desejam entrar no Reino dos céus. Jesus nos convida a termos um coração puro, livre do orgulho, da vaidade, como o coração de uma criança, o que pode melhorar, até mesmo, o relacionamento conjugal…
DESEJO A TODOS UM SANTO DOMINGO!
QUE DEUS OS ABENÇOE!
FIQUEM NA PAZ DE JESUS!
Reflexão de Olivia Coutinho