Por Olívia Coutinho
O Evangelho que nos é apresentado neste 28º Domingo do tempo Comum, apresenta-nos a parábola do rei que preparou um grande Banquete para comemorar a festa de casamento do seu Filho. Através desta parábola, Jesus vem nos lembrar, que a graça de Deus é uma oferta de amor destinada a todos, aos bons e maus.
O rei desta parábola, representa Deus Pai, o filho, representa Jesus. Jesus é o noivo, a festa de casamento é o encontro de Jesus com a humanidade. Jesus veio reconstruir a aliança de amor firmada entre Deus e o homem, uma aliança, que fora quebrada pelo o pecado.
A alegria do Rei, era ver sua casa cheia de convidados para festejar o casamento do seu filho! O mesmo, acontece Deus, a alegria de Deus, é ver seus filhos participando do Banquete da vida, que Jesus da o nome de Reino dos céus!
O Reino dos céus é festivo, é alegre, Jesus o compara com uma festa, porém, a entrada para esta festa, não é livre, não se trata de um direito nosso, requer convite e este convite, é a graça de Deus! Não é Deus que exclui, é a própria pessoa que se exclui, ao recusar a graça. Quem acolhe a graça de Deus, tem seu lugar garantido no Banquete preparado pelo o Pai.
O Banquete já está preparado, o convite é para todos, pena, que muitos vão postergando o seu “sim” a Deus. Existem também, os que não estão com o traje adequado para a festa. Estes, podem até estarem diante do Banquete, mas não se sentam à mesa com Jesus. São os que estão dentro da Igreja, participando de pastorais, mas não estão vestidos adequadamente, isto é: não estão vestidos com a roupagem do amor. Por fora, aparentam próximos de Deus, mas na prática, estão bem distantes…
Além de destacar, a importância da conversão e da prontidão em acolher a graça de Deus, o texto é sugestivo a uma reflexão mais profunda sobre a qualidade da nossa fé e como está sendo o nosso comprometimento com as coisas de Deus…
Somos convidados a ter uma intimidade profunda com o noivo que é Jesus, a sentarmos à “mesa” com Ele, participando do grande Banquete da vida, um banquete preparado pelo o Pai. Ser indiferente a este convite, é ignorar o projeto de vida nova idealizado por Deus, é rejeitar a sua graça… DESEJO A TODOS UM SANTO DOMINGO!
DEUS OS ABENÇOE!
FIQUEM NA PAZ DE JESUS!
Reflexão de Olivia Coutinho