Por Olívia Coutinho
Com muita alegria, celebramos hoje, a Ascensão do Senhor! Solenidade, que está intimamente ligada à Páscoa e a Pentecostes. Podemos dizer, que a Ascensão do Senhor, é a plenitude da Páscoa, o coroamento da missão de Jesus realizada aqui na terra…
O momento é propício para refletirmos sobre a importância do nosso Batismo, ocasião em que recebemos o Espírito Santo. É através do nosso Batismo, que fomos inseridos na comunidade cristã.
A vitória de Jesus, que é também a nossa vitória, começa na ressurreição e se concretiza na ascensão. Com a sua volta para o Pai, abriram-se as cortinas de uma nova era, sinalizando os primeiros passos da igreja missionária, uma Igreja que vai ao encontro do outro e que através do testemunho dos primeiros discípulos, tornou Jesus conhecido em todos os rincões da terra!
Através dos discípulos, o anuncio do Reino espalhou por todo o universo, como fagulhas de fogo, incendiando o coração da humanidade com a presença viva do Cristo libertador!
Viver as alegrias da Ascensão do Senhor, é experimentar, já aqui na terra, as alegrias do céu, o que não significa ignorar a nossa realidade terrena, afinal, não é olhando para o alto que vamos encontrar Jesus, e sim, olhando para as periferias da vida, é lá que estão tantos irmãos sofrendo a dor do abandono, do descaso de uma sociedade que valoriza o ter e despreza o “ser”.
Ao contrário da sua morte, a ascensão de Jesus, não foi vista pelos os discípulos como uma separação, pelo o contrário, foi a partir de então, que eles passaram a sentir a presença de Jesus mais forte ainda junto deles.
A todo instante, somos beneficiados pelo o fruto da ascensão do Senhor, que é a grande riqueza prometida por Ele: o envio do Espírito Santo!
“Ide pelo mundo inteiro e anunciai o evangelho a toda criatura!” Esta, foi a convocação feita por Jesus aos primeiros discípulos.
Hoje, somos nós, os convocados a dar continuidade a este anúncio, é urgente a necessidade de fazer chegar a outros irmãos, a proposta de um Reino de paz, de amor e de justiça… Não é justo, deixar que esses irmãos sejam privados de conhecerem o evangelho.
“Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado.” Eis aí, a importância de assumirmos o compromisso de anunciar a Boa Nova do Reino, pois é a partir deste anuncio, que muitos irmãos, terão a oportunidade de conhecerem a verdade que liberta…
Antes, pensávamos que a missão de anunciar o evangelho, era somente dos ministros ordenados, hoje, nós sabemos, que é missão de todo batizado! A partir do nosso Batismo, estamos aptos para assumir o compromisso de anunciadores da Boa Nova do Reino! Não precisamos partir para terras distantes, como fizeram os primeiros discípulos, podemos anunciá-la no meio em que vivemos, e mesmo quando pensamos não ter uma sabedoria suficiente para anunciá-la, não nos preocupemos, pois é o Espírito Santo que falará por nós.
Entre a solenidade da ascensão e Pentecostes a Igreja convida-nos a celebrar a semana da unidade. Participar deste mutirão de oração em favor da unidade dos cristãos, é apostar na diversidade e não na adversidade, é tornar possível, viver a unidade, dentro da diversidade…
DESEJO A TODOS UM SANTO DOMINGO!
QUE DEUS OS ABENÇOE!
FIQUE NA PAZ DE JESUS!
Reflexão de Olivia Coutinho