Por Olívia Coutinho
Com muita alegria, celebramos hoje, a Festa da Santíssima Trindade. Nesta Festa, somos convidados a contemplar o Mistério inefável e insondável da Trindade Santa. Mergulhar neste mistério, é fazer a experiência do amor do Pai, do cuidado do Filho e da força Santificadora do seu Espírito!
Colocando esta festa, no Domingo seguinte à Solenidade de Pentecostes, quando celebramos a vinda do Espírito Santo sobre a Igreja nascente, a Igreja vem nos lembrar, de que cada Domingo, deve ser vivido como uma festa da Santíssima Trindade. O Domingo é o dia do Senhor, o dia em que celebramos a ressurreição de Jesus, dia em que contemplamos o Mistério do Deus Família, participando da Eucaristia, a comunhão Trinitária!
No antigo testamento, não se fala da Família Trinitária, foi Jesus quem a revelou, entreabrindo o véu que encobria o rosto de Deus Pai! Jesus nos mostrou o nosso Deus de amor, um Deus, que para relacionar conosco, quis se fazer família: como Pai, Ele nos criou, como Filho nos redimiu e como Espírito Santo, nos santifica.
O evangelho desta solenidade, começa com os discípulos indo para a Galileia e conforme instrução de Jesus, eles o encontraram em um monte. Montanhas, monte, tão citados nos textos bíblicos, simbolizam um lugar de revelação divina …
Diante de Jesus ressuscitado, os discípulos se alegram, embora alguns deles, duvidasse. “Toda autoridade me foi dada no céu e na terra”. Essa afirmação de Jesus, estabelece a base para a missão que Ele estava prestes a entregar aos discípulos. Tendo cumprido sua obra redentora, Jesus passa a possuir uma autoridade absoluta e universal, que lhe fora conferida pelo o Pai.
O texto destaca três elementos centrais: o envio, o batismo e o ensino.
A missão passada aos discípulos por Jesus, é clara e abrangente: “Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, e ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei”.
Batizar em nome da Trindade Santa, sublinha a importância da comunidade cristã, marcada pelo relacionamento com Deus Pai, Filho e Espírito Santo. O ensino dos mandamentos de Jesus, reflete a necessidade de uma formação contínua e aprofundada na fé, formação, que não se limita a uma adesão inicial, mas envolve a um comprometimento com a causa de Jesus.
A promessa final de Jesus: “Eis que eu estarei convosco todos os dias, até ao fim do mundo”.” Essa promessa de Jesus, assegura aos discípulos e hoje a nós, que, apesar das dificuldades dos desafios da missão, nunca estaremos sós.
Esta passagem do evangelho, é um lembrete, de que a nossa missão, é uma tarefa coletiva e contínua, sustentada pela autoridade de Jesus e pela sua promessa de estar sempre conosco…
DESEJO A TODOS UM SANTO DOMINGO!
QUE DEUS OS ABENÇOE!
FIQUE NA PAZ DE JESUS!
Reflexão de Olivia Coutinho