Por Olívia Coutinho
Neste dia mundial das missões, somos chamados a fortalecer o nosso ideal de discípulo missionário. Como anunciadores da Boa nova do Reino, que caminha dentro do espírito da fé e do compromisso com a igreja missionária, somos convocados a dar continuidade a missão de Jesus, reafirmando com o nosso testemunho de vida, a nossa adesão ao projeto de Deus!
Anunciar o evangelho, é o anseio de todo àquele que deseja viver e transmitir a sua fé. O mundo está cheio de conflitos, necessitando urgentemente de mais diálogo, de pessoas corajosas que assim como Jesus, não desiste do humano, pessoas comprometidas com o evangelho, que não se curvam diante os desafios, porque acreditam na ação libertadora de Jesus!
No evangelho deste 29º Domingo do Tempo Comum, podemos perceber claramente, que os nossos piores inimigos, podem estarem dentro de nós, como a ganância, a ambição o desejo do ter, do poder. Foram esses inimigos, cultivados no coração das lideranças políticas e religiosas do tempo de Jesus, que não os deixaram enxergar em Jesus, a presença de Deus!
Como a adesão do povo à Jesus, ia crescendo dia pós dia, a ira dos seus adversários, crescia ainda mais. Porém, Jesus, não se intimidou diante destes seus opositores, Ele continuava firme falando abertamente do Reino de Deus…
Fariseus e partidários de Herodes, eram grupos rivais, mas ao se sentirem ameaçados de perder o poder para Jesus, abriram mão de suas diferenças para se unirem no mesmo objetivo: procurar um meio de eliminar Jesus, de tirá-lo do caminho deles. Para evitar um confronto direto com o povo, o que não lhes seria conveniente, eles preferiram incitar o próprio povo contra Jesus, armando ciladas para incriminá-lo.
“As autoridades mandaram alguns fariseus e alguns partidários de Herodes, para apanharem Jesus em alguma palavra. Aproximando de Jesus, eles disseram: “Mestre, sabemos que tu és verdadeiro, e não dás preferência a ninguém. Com efeito, tu não olhas para as aparências do homem, mas ensinas, com verdade, o caminho de Deus. Dize-nos: É lícito ou não pagar o imposto a César? Devemos pagar ou não?” Esta pergunta de fundo maldoso, com aparência de fidelidade a Deus, era na verdade, uma armadilha para pegar Jesus: Ora, se Jesus dissesse: “deve pagar” Ele poderia ser acusado como amigo dos romanos, provocando assim, uma revolta no povo que odiava os romanos. E se Ele dissesse: “Não deve pagar” Ele poderia ser acusado junto às autoridades romanas, como subversivo, Portanto, para esses dois grupos, o plano parecia perfeito, Jesus não teria saída. Porém, Jesus, na sua infinita sabedoria não perde tempo com discussões, limitou-se apenas em dizer: “Trazei-me uma moeda para que eu a veja. “ Eles levaram a moeda, e Jesus perguntou: “De quem é a figura e a inscrição que está nessa moeda? “Eles responderam: “É de César’. “Então Jesus disse”: “Dai, pois, a César o que é de César e a Deus o que é de Deus.” Jesus disse isto, porque Ele já sabia, que estes seus adversários, já reconheciam a autoridade de César, ou seja, eles já estavam dando a Cesar o que era de Cesar, o que de fato lhes faltava, era eles darem a Deus o que era de Deus, isto é, os frutos de bondade que eles deveriam produzir! Com isto, o plano arquitetado por estes opositores ao projeto de Deus, mais uma vez, cai por terra, mostrando-nos que as forças do mal não sobrepõem o bem!
Muitos de nós, condenamos as atitudes dessas autoridades que tramaram contra Jesus, mas será que nós também, de alguma forma, não estamos fazendo o mesmo, tramando contra Ele, planejando, ou desejando algo contra o nosso irmão? Será que estamos acolhendo bem, aquele novo integrante que chega com ideias novas na nossa comunidade, ou ficamos enciumados, com medo dele se destacar e tomar o nosso lugar? O que estamos dando a Deus? Estamos entregando a Ele os frutos produzidos através dos dons que Ele nos concedeu?
A vida é a maior expressão do amor de Deus, não conduzi-la para o bem, é não dar a Deus o que é de Deus.
Partilhar a vida, praticar a justiça, exercer o perdão, é viver o amor, é dar a Deus o que é de Deus…
DESEJO A TODOS UM SANTO DOMINGO!
QUE DEUS OS ABENÇOE!
FIQUEM NA PAZ DE JESUS!
Reflexão de Olivia Coutinho