MENSAGEM DOMINICAL: “COMPREENDESTES ISSO?”

compartilhar

Por Olívia Coutinho

Quando ouvimos falar de um Reino de amor de paz e de justiça, imaginamos algo muito distante de nós, um lugar diferente deste mundo que a cada dia vem perdendo de vista o horizonte maravilhoso da paz. E quando ouvimos Jesus dizer, que o Reino dos céus está próximo, ficamos apreensivos, imaginando a proximidade da nossa morte. É importante conscientizarmos: o Reino dos céus, não está fora do nosso alcance e ele não acontece somente depois da nossa morte, podemos vivê-lo no aqui e no agora, basta darmos um passo a mais na fé, para que possamos sentir a sua presença, que é a presença do próprio Jesus!

O evangelho deste 17º Domingo do tempo comum, chama a nossa atenção sobre a importância de priorizarmos os bens eternos. A vida nova, que Deus nos oferece por meio de Jesus, não pode ser sacrificada por nenhum outro “valor” pois é nesta vida nova, que está o nosso maior tesouro que é Jesus!

O texto nos apresenta três parábolas e algumas explicações sobre o reino dos céus. As duas primeiras parábolas, falam de valores, e a terceira, segue a mesma dinâmica da parábola que ouvimos no domingo passado, (parábola do joio.)

O homem, da primeira parábola, só encontrou o tesouro escondido, porque o procurou, o mesmo aconteceu com o comprador de Pérolas, ele só encontrou uma pedra de grande valor, porque ele procurou esta pedra….

Tanto na parábola do Tesouro escondido no campo, quanto na parábola do comprador de pérolas, Jesus quer nos dizer, que só encontra o Reino dos céus, quem o procura, ou seja: só encontra Jesus, quem o procura! Jesus é a presença do Reino dos Céus entre nós, quem o encontra, não o troca, por nenhum outro valor…

A mensagem que Jesus quer nos passar, através da terceira parábola, é semelhante a da parábola do joio, nesta duas parábolas, Ele nos fala da paciência de Deus para com aqueles que ainda não acordaram para a vida, os que ainda não se converteram, mostrando-nos que para Deus, não existe caminho sem volta e nem ponto final para uma história de amor!

Como Pai amoroso, Deus está sempre lançando sua rede no mar humano, não, uma rede comum, a rede de Deus é uma rede ampla, que recebe todo tipo de peixe (pessoas) e permite que todos permaneçam juntos por um bom tempo.

Um pescador, ao lançar sua rede no mar, ele não tem como evitar que os peixes não bons, entrem na rede, já que é impossível controlar o que acontece nas profundezas do mar, ele só vai fazer a seleção dos peixes, depois de tirar a rede do mar. Assim também é Deus, Deus não controla as profundezas do “mar” humano, Ele respeita a liberdade de cada um, só fazendo a seleção entre maus e bons, no dia do juízo final. Ao permitir que bons e maus, se misturem, Deus dá a todos a oportunidade de se converterem…

Podemos comparar o nosso tempo de vida terrena, com a rede lançada no mar, este tempo, é o único espaço sagrado que Deus nos concede para buscarmos em Jesus, o nosso encontro definitivo com Ele. E se estamos todos na rede lançada por Deus no mundo, não nos compete julgar o outro, e nem acharmos que já estamos salvos, é Jesus quem fará esta seleção: Mt25,32-34.

No final do evangelho, Jesus ainda acrescentou: “Assim, pois, todo mestre da lei que se torna discípulo do reino dos céus, é como um pai de família que tira do seu tesouro coisas novas e velhas”. Com estas palavras, Jesus quer nos dizer, que não se deve apregoar a mudança de tudo, ou seja, as coisas que se aprende no antigo testamento, tem seu valor, mas com a sua vinda, Ele, (o novo) passa a ser a prioridade, afinal, só através dele, chegaremos ao Pai. É bom conscientizarmos: Jesus não anula o Antigo Testamento, Ele não veio mudar as leis antigas e sim, aprimorá-las, revesti-las de uma nova interpretação. Na verdade, todos os ensinamentos de Jesus, que é um convite a uma vida nova, são baseados no antigo testamento. Um pequeno exemplo: o antigo testamento diz, “Não Matarás,” Jesus vem nos dizer a mesma coisa: “Amem-se…

Viver as alegrias do reino dos céus, é viver o céu já aqui na terra, é estar no mundo, sem pertencer ao mundo…

DESEJO A TODOS UM SANTO DOMINGO!

QUE DEUS ABENÇOE A TODOS!

FIQUEM NA PAZ DE JESUS!

Reflexão de Olivia Coutinho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *