Por: Olívia CoutinhoRefletindo o Evangelho
A todo instante, somos chamados a fazer a diferença no mundo, a dar um sentido novo à nossa existência tendo uma única e fundamental direção: a santidade como meta para alcançarmos a felicidade plena! Nossa existência tem um sentido maior: a santidade! Somente quem se abandona nos braços do Pai e se alinha ao seu plano, pode experimentar a verdadeira felicidade.
O Evangelho deste domingo nos apresenta as Bem-Aventuranças na versão de Lucas. Mateus nos traz oito Bem-Aventuranças (Mt 5,1-12), enquanto Lucas nos apresenta quatro promessas e quatro advertências. Essas advertências são um chamado à conversão, um alerta para que não nos deixemos seduzir pelas falsas seguranças do mundo.
Para sermos bem-aventurados, ou seja: felizes, precisamos aprender a enxergar a vida com os olhos de Jesus. O mundo nos convida a buscar riquezas, poder e reconhecimento, e Jesus nos ensina que a verdadeira grandeza está na humildade, na compaixão e na fidelidade ao Evangelho. E essa fidelidade, muitas vezes nos levará a caminhar na contramão do mundo, enfrentando incompreensões e perseguições.
É importante concientizarmos: as Bem-Aventuranças não são mandamentos, mas sim promessas de consolo e força para aqueles que sofrem por terem aderido a proposta de Jesus. Deus não nos pede que busquemos o sofrimento, mas nos garante que, quando enfrentamos dificuldades por sermos fiéis a Ele, sua graça nos sustenta e nos fortalece. Portanto, nenhuma injustiça sofrida por amor a Jesus será em vão, pois Ele transformará nossa dor em bênção, nossa fraqueza em força, nossa cruz em salvação.
Se fazemos da nossa vida uma oferta de amor, Deus eleva a nossa pequenez, transformando cada dificuldade em um degrau rumo à eternidade. As perseguições e injustiças não nos derrubarão, pelo o contrário, nos elevarão aos braços do Pai.
O sofrimento faz parte da condição humana, mas aqueles que aprendem superá-lo com fé, descobrem, que mesmo nas tribulações, há motivos para se alegrar. Afinal, é o próprio Jesus quem nos garante: “Alegrai-vos e exultai, pois será grande a vossa recompensa no Céu!…”
DESEJO A TODOS UM SANTO DOMINGO!
QUE DEUS OS ABENÇOE!
FIQUEM NA PAZ DE JESUS!
Reflexão de Olivia Coutinho
MENSAGEM DOMINICAL > “ALEGRAI-VOS NESSE DIA E EXULTAI…”
29