“E, entrando Jesus em Cafarnaum, chegou junto dele um centurião, rogando-lhe. E dizendo: Senhor, o meu criado jaz em casa, paralítico, e violentamente atormentado. E Jesus lhe disse: Eu irei, e lhe darei saúde. E o centurião, respondendo, disse: Senhor; não sou digno de que entres debaixo do meu telhado, mas dize somente uma palavra, e o meu criado há de sarar.Pois também eu sou homem sob autoridade, e tenho soldados às minhas ordens; e digo a este: Vai, e ele vai; e a outro: Vem, e ele vem; e ao meu criado: Faze isto, e ele o faz.” Mt 8:5-9. Temos aqui um dos diálogos mais expressivos da bíblia em minha opinião onde o poder x autoridade, o centurião tem o poder, seja entendido como a faculdade de forçar ou coagir alguém a fazer a sua vontade, por causa de sua posição ou força. poderíamos dizer que existe uma interlocução não textual envolvendo a posição na sociedade que cada um tinha, Jesus e o centurião. O centurião representa o homem que tem o poder de julgar, condenar a morte ou absolver qualquer pessoa naquele local, a autoridade máxima em Cafarnaum, acima dele estava o tribuno seguindo a sequencia o pretor ou cônsul também governador Pôncio Pilatos.Autoridade: A habilidade de levar as pessoas a fazer de boa vontade o que você quer por causa de sua influência pessoal, definição humana. Porem em Mt 28:18a Jesus aproximando-se deles lhes assegurou: “Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Cai por terra toda definição humana, não temos capacidade de imaginar como é essa autoridade dada a Jesus, transcende a tudo o que podemos compreender. E o centurião tinha ciência deste fato, pois quando Jesus disse que iria até o local aonde estava o criado o centurião prontamente afirma que não era digno que Ele entra-se debaixo do seu telhado, apenas uma palavra de Jesus curaria o seu criado. Mt 8:10. E maravilhou-se Jesus, ouvindo isto, e disse aos que o seguiam: Em verdade vos digo que nem mesmo em Israel encontrei tanta fé. ora em Hb 11:6 “Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam.” O criado estava preste a morrer, condenado se nada fosse feito, os recursos humanos foram feitos, remédios e médicos, nada mudou. Talvez você conheça alguém que aparentemente não tenha mais solução, e essa mensagem pode fazer a diferença.Sabemos que aquele que está no meio da enfermidade, jogado em um leito, tem poucas forças para lutar. Então, precisa entrar alguém que ame esta pessoa e tenha atitudes que façam acontecer o milagre. O centurião toma três atitudes que nos enche o coração de alegria, e atitudes estas que você também poderá tomar para que o milagre aconteça na sua vida ou na vida de que você ama. Saiba que foram as atitudes de Pedro que o fez andar sobre as águas. Foram as atitudes da mulher com o fluxo de sangue que a fizeram vivenciar o milagre da cura, e assim tantos outros alcançaram seu milagre. Mas o centurião alcançou o milagre para seu criado e não para si.
A COMPAIXÃO.
Ele mesmo sendo um homem que poderia ter outros criados resolveu ir ele próprio buscar a ajuda, não que ele achasse que por ser centurião Jesus iria lhe atender. Socialmente, financeiramente, politicamente e nacionalmente, o centurião era superior a Jesus, que era um Judeu pobre, mas reconheceu o poder sobrenatural de Jesus sobre qualquer problema. E rogando a Jesus. Isso mostra compaixão pelo seu criado. Tenha compaixão, que nada mais é que um amor extremo pela vida que se encontra em dificuldade, não vá a Jesus somente pedir por pedir.
A HUMILDADE.
Que atitude maravilhosa, pois somos pessoas que nos achegamos a Jesus e queremos que ele nos atenda de qualquer maneira, sem qualquer humildade, achamos que nossa condição de cristão já nos credencia para o milagre. Tenha humildade em sua vida, desça do degrau da soberba, pois o próprio Jesus nos disse que “os exaltados serão humilhados”. Mas pesamos que essa palavra é somente para os ímpios e não para nós. Esquecemos-nos que são os humildes que serão exaltados, mas não busque a exaltação, pois quem exalta é JESUS. Quer ver o milagre na vida de alguém que você ama, então comece a humilhar-se na presença de Deus, e reconheça que você depende somente e inteiramente de Deus, pois não há homem entre os vivos, ou entre os mortos que possa lhe ajudar e lhe exaltar.
A AUTORIDADE.
Que magnífica atitude do centurião. Ele reconheceu a autoridade de Jesus sobre tudo e sobre todos. Uma autoridade que estava acima da que ele tinha e conhecia. Reconheça a autoridade de Jesus. E que somente Ele pode ajudar alguém que você ama e quer ver curado, salvo, ajudado. Homem nenhum tem o poder de Jesus. E ele ainda ressalta dizendo que ele próprio estava debaixo de autoridade e confessou a autoridade de Jesus.Meus amados irmãos tenhamos esta fé impar em nossas vidas para que os milagres aconteçam.Ao único Deus, seja dada toda a glória, esplendor, majestade, poder e autoridade desde o princípio, agora e para todo o sempre. Amém!
(aguropensador)