Por Olívia Coutinho
Ao se deixar conhecer, Jesus nos possibilitou conhecer o Pai! Jesus e o Pai são um só, portanto, quem conhece o Filho conhece o Pai!
Nossa intimidade com Jesus, começa com a nossa obediência aos seus mandamentos e é a intimidade com o Filho, que nos torna íntimos do Pai!
No evangelho proposto para a nossa reflexão nesta Terça-Feira da 7º Semana da Páscoa, Jesus, ao conscientizar seus discípulos, sobre a importância da obediência aos seus mandamentos, chama a nossa atenção sobre a importância de permanecermos no seu amor. Jesus nos ama como o Pai o ama e nós, somos convidados a amar o outro como Ele nos ama!
Um Reino de amor, de justiça e de paz, sonhado por Deus, se constrói a partir da relação humano com humano, é por isto que Jesus insiste: “Amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei.” Esta, é a condição estabelecida por Ele, para que possamos nos tornar seus amigos!
“Vós sois meus amigos se fizerdes o que vos mando.” E quem de nós não quer ser amigo de Jesus? Ser obediente aos seus mandamentos, é a única exigência que Jesus nos faz para que possamos ser seus amigos!
“O que então, pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo concederá.” Com essas palavras, Jesus nos ensina um meio para alcançarmos as graças de Deus, que é amar o próximo, como Ele nos ama.
Não pode haver sintonia entre o homem e Deus, sem a vivência do amor! É pela vivência do amor, que somos reconhecidos como seguidores de Jesus, afinal, Jesus só sabe amar!
Podemos até dizer que temos fé, mas se não aplicarmos na nossa vida, os ensinamentos de Jesus, não vivemos a fé que professamos, portanto, não permanecemos no seu amor!
Jesus quer que todos nós sejamos salvos e o amor é o caminho para a nossa salvação, ninguém se salva sem a vivência do amor! Onde existe convivência fraterna, existe amor e onde existe amor, Jesus se faz presente!
É importante termos em mente: a palavra de Jesus não tem tempo de validade, sua palavra é sempre atual, tudo o que Jesus falava para os discípulos de ontem, vale também para nós que somos os discípulos de hoje!
Amar concretamente uns aos outros, é de tal importância para nós, que Jesus, no final do evangelho, volta a insistir: “Isto é o que vos ordeno: Amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei”.
DEUS ABENÇOE A TODOS!
FIQUEM NA PAZ DE JESUS!
Reflexão de Olivia Coutinho