Por Olívia Coutinho
O evangelho que nos é apresentado no dia de hoje, vem ressaltar a importância da fé! Para que uma realidade desfavorável possa ser transformada, é preciso que haja confiança na possibilidade de tal transformação e essa confiança, chama-se fé! Só confia que algo pode mudar quem tem fé, pois para quem tem fé, o impossível não existe.
O texto começa dizendo que Jesus, ao chegar, juntamente com Pedro, Tiago e João da montanha, onde havia acontecido a sua transfiguração, (o que refletimos no último sábado) depara com os outros discípulos em dificuldades, eles estavam rodeados por uma multidão e alguns mestres da Lei que discutiam com eles. Tão logo que a multidão avistou Jesus, muitos, surpresos, correram para saudá-lo. E ao tomar conhecimento do que estava acontecendo, por meio do Pai de um menino que fora levado até os discípulos para ser libertado de um espírito mal e os discípulos não conseguiram libertá-lo, Jesus lamenta: “Ó geração incrédula! Até quando estarei convosco? Até quando terei que suportar-vos?” Esse lamento de Jesus, não fora direcionado somente aos discípulos mas a todos que estavam ali, somente em busca de milagres…
O pai do menino, possuído por espírito mal, mesmo reconhecendo fraco na fé, recorre a Jesus: “Se podes fazer alguma coisa, tem piedade de nós e ajuda-nos.’ Jesus disse: “Se podes!… Tudo é possível para quem tem fé.” E o menino finalmente é libertado do mal que lhe afligia…
Vemos aí, a importância da fé! Foi a ausência de uma fé firme que impediu os discípulos de libertar aquele menino (Lembrando que Jesus havia dada poder aos discípulos de libertar e curar os doentes.) Os discípulos até então, tinham muitas dúvidas, eles ainda não tinham uma fé suficientemente madura, ainda mais longe de Jesus, que naquele momento não estava presente. Em casa os discípulos perguntaram-no: ‘Por que nós não conseguimos expulsar o espírito?’ Ao que Jesus responde: ‘Essa espécie de demônios não pode ser expulsa de nenhum modo, a não ser pela oração.’
Uma pessoa só consegue se libertar e libertar o outro de um mal, pelos caminhos da fé. É importante conscientizarmos: fé e oração estão interligadas, só reza quem tem fé, só tem fé, quem reza! Mas é bom aprofundarmos um pouco mais, sobre as várias formas de rezar, nossa oração não se resume na quantidade de palavras que decoramos e que às vezes pronunciamos automaticamente. Uma oração com profundidade, aquela que chega a Deus, brota do coração quando falamos com Deus e Deus fala conosco e só entende a fala de Deus quem tem fé! A fé transcende a razão, é superior a lógica dos homens e por mais poderoso que seja o intelecto humano, a fé não é por ele alcançável pois ninguém chega a Deus pela capacidade humana, o que é possível somente pelos caminhos da fé. Pela fé podemos nos transformar e transformar outras vidas… Fé não se explica, fé: vive-se…
QUE DEUS ABENÇOE A TODOS!
FIQUEM NA PAZ DE JESUS!
Reflexão de Olivia Coutinho.