Por Olívia Coutinho
Neste mês vocacional, refletimos sobre a importância de viver a nossa vocação como serviço à vida e à construção de um mundo mais justo e mais fraterno. É o que o evangelho de hoje vem afirmar através do milagre da partilha. Assim que soube da morte de João Batista, Jesus busca um lugar isolado para ficar à sós com os discípulos, mas é seguido por uma grande multidão. Cheio de compaixão, Ele muda seus planos, passando a pregar e a curar os doentes que estavam à sua espera. À tarde, diante da fome da multidão, Jesus desafia seus discípulos a alimentá-la com os escassos alimentos: cinco pães e dois peixes. Eis que acontece o milagre da partilha, todos são saciados e ainda sobram alimentos.
Esta narrativa, destaca a importância da compaixão e do serviço ao próximo. Celebrar a fé, através de louvores, celebrações dominicais é fundamental, mas devemos ir além: socorrer os necessitados. Reconhecer Jesus nos rostos dos que sofrem é um verdadeiro ato de fé.
A fome é uma questão urgente; pessoas famintas não podem esperar por soluções futuras. Nosso compromisso cristão é não apenas alimentar materialmente, mas também promover a dignidade do outro, dando-lhe condições para que ele possa si sustentar.
Hoje, Jesus continua nos dizendo: “Dai-lhes vós mesmos de comer!” Ele nos encarrega de saciar a fome dos muitos irmãos esquecidos pelas as periferias da vida, pessoas famintas, não somente do pão material, como também, famintos de amor e de justiça… Não podemos ficar esperando pelos os governantes, estes, frequentemente, ignoram os pobres. Precisamos aprender a amar do jeito de Jesus, a olhar o irmão com o olhar Dele, um olhar que não apenas constate a sua necessidade, mas que nos leve a socorre-lo…
QUE DEUS ABENÇOE A TODOS!
FIQUEM NA PAZ DE JESUS!
Reflexão de Olivia Coutinho