Por Olívia Coutinho
No evangelho de hoje, Jesus, com uma pequena parábola, define o serviço prestado ao Reino, como nossa responsabilidade, e não, como favores prestados a Deus. Jesus compara a relação entre Deus e o homem, com a relação de um senhor com o seu servo. O senhor não agradece seu servo por ele ter cumprido suas obrigações, pois o seu serviço é de sua responsabilidade. Da mesma forma, nós somos chamados a servir a Deus sem esperar por recompensas ou elogios, afinal, estamos apenas cumprindo nossa obrigação.
No texto, percebemos claramente o cuidado que Jesus já tinha conosco, mesmo antes de nossa existência. Ao preparar aqueles que dariam continuidade à sua missão aqui na Terra, Jesus já estava cuidando de nós, assegurando a nossa vida futura. Conhecedor das fraquezas humanas, Jesus estava sempre alertando seus discípulos sobre o perigo deles se deixarem levar pela vaidade e por interesses pessoais, o que poderia comprometer o desenvolvimento do projeto de Deus. Diante de tanta oferta de amor, não podemos nos contentar com o que já estamos fazendo, pois se Jesus está em nós e nós Nele, podemos fazer muito mais em favor do Reino. Porém, tudo o que fazemos não deve ser atribuído a nós, pois não realizamos por nós mesmos; é Deus quem realiza através de nós.
Enquanto caminhou por este chão, Jesus nos ensinou, com a sua própria vida, que é na gratuidade e na humildade que faremos a diferença no mundo, que deixamos marcas do nosso amor a Deus por onde passarmos. Descobrimos o verdadeiro sentido do nosso existir, quando nos entregamos ao serviço do amor.
Sabemos que Deus não precisa de nós, que Ele pode realizar tudo por si só, mas para a nossa felicidade, Deus quer contar conosco na construção de um mundo mais justo e fraterno. Nossa vida é um dom de Deus, e por isso, devemos colocá-la inteiramente a seu serviço. Nossos talentos não nos foram dados para serem guardados ou usados em nosso benefício e sim, em benefício do Reino. Portanto, somos servos uns dos outros; não fazemos nada de extraordinário, apenas, o que devemos fazer.
Tenhamos em mente: praticar a justiça, ser honesto é nossa obrigação, não precisamos ser elogiados por cumprirmos esses deveres. É nosso dever cuidar de tudo o que foi criado por Deus. Querer recompensas por cuidar de tudo o que recebemos de graça, é uma ingratidão ao nosso Criador.
Não esqueçamos: um líder comprometido com o projeto de Deus, não se destaca pela sua autoridade, e sim, pelo o seu amor a Jesus transformado em serviço.
QUE DEUS ABENÇOE A TODOS!
FIQUEM NA PAZ DE JESUS!
Reflexão de Olivia Coutinho
MENSAGEM DO DIA > “SOMOS SERVOS INÚTEIS: FIZEMOS O QUE DEVÍAMOS FAZER.”
34