Por Olívia Coutinho
O evangelho proposto para a nossa reflexão no dia de hoje, começa dizendo que Jesus estava rezando num certo lugar e que assim, que Ele terminou a oração, um de seus discípulos, pediu a Ele que os ensinasse a rezar: “Senhor ensina-nos a rezar, como João ensinou os seus discípulos.” A intimidade profunda de Jesus com o Pai, certamente, chamou a atenção dos discípulos. Vindos de uma cultura, que dava grande importância as orações, estes, já estavam familiarizados com as muitas orações do Antigo Testamento, entretanto, quando ouviram Jesus rezar, os discípulos sentiram atraídos por uma nova forma de rezar, demonstrando assim, a importância que eles davam, à comunicação direta com o Pai! Jesus então apresenta-lhes a oração do Pai Nosso. Oração essa, que começa com o reconhecimento da santidade do nome de Deus, seguido do desejo de que o Reino de Deus se estabeleça na Terra.
Nesta oração também estão incluídos, pedidos relacionados às necessidades humanas, como o pão de cada dia, o perdão dos pecados e a proteção contra as tentações. Os aspectos desta oração, refletem a preocupação de Jesus com as nossas necessidades físicas e espirituais.
Nesta oração, também estão incluídos, pedidos relacionados às necessidades humanas, como o pão de cada dia, o perdão dos pecados e a proteção contra as tentações. Os aspectos desta oração, refletem a preocupação de Jesus com as nossas necessidades físicas e espirituais. Além disso, a oração do Pai Nosso, ressalta a importância do perdão e da busca de uma vida pautada pela vontade de Deus. Jesus destaca a necessidade de perdoar os outros, assim como esperamos ser perdoados por Deus.
Dentre tantos ensinamentos, essa passagem do evangelho, nos conscientiza da importância da oração como um meio eficaz de comunicação com Deus, quando é abordado temas como a santificação de Seu nome, a vinda do Seu Reino, o suprimento de nossas necessidades diárias e o perdão como meio de reconciliarmos com o Pai!
Se meditarmos cada palavra da oração do Pai Nosso, vamos perceber, que ela é uma síntese de como se deve falar com Deus.
Mais do que uma simples oração, essa forma de falar com Deus, é um roteiro seguro, do qual podemos extrair profundas lições para a nossa vida! Esta oração ensinada por Jesus, nos desperta sobre a importância da nossa conversão diária, ela nos leva ao compromisso de reconciliarmos com nós mesmos e com nossos irmãos, condição, para que possamos nos reconciliar com Deus.
Com a oração do Pai Nosso, Jesus nos ensina uma forma concreta de buscarmos o perdão de Deus pelas as nossas faltas, que é perdoando aquele que nos ofendeu. Quem não está aberto ao perdão, nem deveria rezar esta oração que Jesus nos ensinou, pois uma oração, sem compromisso, é uma oração vazia, não chega à Deus…
Jesus nos ensina a rezar, mas Ele nos deixa livres para fazermos as nossas escolhas! não nos obriga a nada, simplesmente nos propõe uma vida feliz em sintonia com o Pai, através deste contato íntimo e diário com Ele, por meio da oração do Pai Nosso…
QUE DEUS ABENÇOE A TODOS!
FIQUEM NA PAZ DE JESUS!
Reflexão de Olivia Coutinho