Por Olívia Coutinho
A Luz que brilha em nós, não é nossa, é presença de Deus em nós! Se abafarmos esta Luz, não vamos mostrar ao outro, o Deus que habita em nós e que deseja habitar nele! No evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, Jesus, ao alertar uma multidão, sobre a importância de viver e testemunhar a sua palavra, deixa claro, que nós não podemos ficar somente no conhecimento da palavra, precisamos dar vida a palavra que conhecemos, deixar que ela fecunde o nosso coração, que torne conhecida no meio em que vivemos, através do nosso modo de viver…
Dar testemunho de Jesus neste mundo em volto em trevas, pode implicar em grandes riscos, porém, o maior de todos os riscos que corremos, é o de não aceitar o desafio do testemunho, o que pode nos condenar a pior de todas as trevas: o distanciamento de Jesus…
Ninguém deve fazer propagando do bem que faz, mas também, não precisa fazê-lo escondido, afinal, o crescimento do Reino de Deus, depende do testemunho de quem o acolheu. É importante tomarmos consciência: todo o bem que fazemos, não o fazemos por nós mesmos, é Deus, que nos usa como instrumento para realizar as suas obras… Tudo o que fazemos gratuitamente, sem a intensão de aparecer, com certeza, alguém verá e este nosso testemunho, poderá ser seguido…
“Quem é que traz uma lâmpada para coloca-la debaixo de um caixote, ou de uma cama?” A vida do cristão, deve ser luminosa como uma lâmpada acesa! Nossa pertença a Deus deve ser integral o tempo todo, de nada adiante sermos aquele cristão que incendeia nas celebrações dominicais e passa a semana inteira na passividade como uma lâmpada apagada.
“Tudo o que está escondido deverá torna-se manifesto, e tudo o que está em segredo deverá ser descoberto.”
Quando nos omitimos diante as injustiças, quando tentamos esconder os nossos malfeitos, podemos até enganar as pessoas por algum tempo, mas um dia, a máscara cai e a verdade vem à tona, falsidades, mentiras, não permanecem escondidas, diante a clareza da Luz de Deus!
“Com a mesma medida que medirdes também vós sereis medidos…”
É importante conscientizarmos: da mesma forma que tratamos o nosso irmão, seremos tratados por Deus no dia do nosso juízo final, se formos indiferentes aos nossos irmãos aqui na terra, Deus será indiferente conosco. Por outro lado, se formos generosos com eles, Deus será generoso conosco.
Os ensinamentos de Jesus, são graças de Deus acessíveis a todos, aos que os acolhe, lhes é dado o dom da sabedoria para que possam entendê-los melhor, já, aos que se fecham à graça de Deus, lhes é tirado até mesmo o pouco de entendimento que possam ter.
A todo aquele que crê em Jesus, que está aberto para acolher e dar vida a sua palavra, é dada a graça de conhecer o mistério do Reino dos céus…
A todo aquele que crê em Jesus, que está aberto para acolher e dar vida a sua palavra, é dada a graça de conhecer o mistério do Reino dos céus presente na pessoa de Jesus!
Jesus quer que todos nós, filhos da Luz, estejamos sempre numa espécie de candeeiro, não, para que a nossa pessoa, seja vista, e aplaudida, mas para que os reflexos da Luz de Deus que brilha em nós, possam clarear, através de nossas ações, a vida daqueles que ainda não conheceram a Luz…
QUE DEUS ABENÇOE A TODOS!
FIQUEM NA PAZ DE JESUS!
Reflexão de Olivia Coutinho