Por Olívia Coutinho
O evangelho de hoje, continua dentro do contexto da presença de Jesus na casa de um fariseu. O tema central deste evangelho é a generosidade e a gratuidade.
O texto começa nos mostrando o que Jesus disse ao chefe dos fariseus que havia convidado-o para comer em sua casa: “Quando tu deres um almoço ou um jantar, não convides teus amigos, nem teus irmãos, nem teus parentes, nem teus vizinhos ricos. Pois estes poderiam também convidar-te e isto já seria a tua recompensa.” Com estas palavras, Jesus deixa claro, que não devemos busca recompensa pelo o bem que fazemos. Ora, se fazemos algo em benefício de alguém, esperando por recompensa, não fazemos por amor, e sim, por interesse.
Jesus nos exorta: quando deres uma festa, convida os pobres, os aleijados, os coxos, os cegos. Então tu serás feliz! Porque eles não te podem retribuir.”
Infelizmente, isso raramente acontece, na maior parte dos nossos atos, somos motivados pelo o interesse, no fundo no fundo, queremos que o outro reconheça o que fizemos por ele e nos recompense de alguma forma…O amor, a generosidade devem ser a base de nossas ações.
Somos convidados a olhar além de nossos interesses a estender a mão aos necessitados, independente de quem quer que seja. Agindo assim, estaremos seguindo o exemplo de Jesus, que sempre mostrou compaixão pelos mais fracos e vulneráveis. Dessa maneira, também estabelecemos um padrão de amor e generosidade que reflete a essência do cristianismo.
Não adianta querermos enganar a Deus, pois Ele vê o coração e as intenções que estão por detrás de nossas ações. Todo o bem que fazemos desinteressadamente tem a sua recompensa.
Sabemos que a recompensa de Deus é infinitamente mais generosa do que a de qualquer ser humano. É o que disse Jesus em outra ocasião: “Dai e vos será dado. Uma medida boa, socada, sacudida e transbordante será colocada na dobra da vossa veste, pois a medida que usardes para os outros, servirá também para vós” (Lc 6,38).
Meu irmão e minha irmã: Como é distante a vida que levamos, da vida que Jesus nos propõe.
Pensemos bem…
QUE DEUS ABENÇOE A TODOS!
FIQUEM NA PAZ DE JESUS!
Reflexão de Olivia Coutinho
MENSAGEM DO DIA > REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA – 04/11/24 – Lc14,12-14
16