Por Olívia Coutinho
O evangelho que nos é apresentado no dia de hoje, narra o encontro de Natanael, também conhecido como Bartolomeu, com Jesus, um encontro, providenciado por Filipe que já conhecia Jesus! “Vem ver!” Foi o que Filipe disse à Natanael, que ao ter um encontro pessoal com Jesus, creu nele! Neste encontro, quem dirigiu as primeiras palavras, foi Jesus, que mesmo sabendo da descrença de Natanael a seu respeito, lhe faz um elogio: “Este é um verdadeiro israelita, no qual não há falsidade”! Natanael surpreso com este elogio, disse a jesus: “De onde me conheces?” Ao que Jesus respondeu: “Antes que Filipe te chamasse, quando estavas debaixo da figueira, eu te vi”. Antes do encontro primeiro com Jesus, Natanael se mostrou incrédulo, chegando a questionar Filipe: “De Nazaré pode sair coisa boa?”. Foi no seu encontro pessoal com Jesus, que Natanael proclama veemente: “Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel!”
Este episódio, mostra-nos, que não basta ouvir falar de Jesus, é preciso conhece-lo, ter um encontro pessoal com Jesus! É a partir deste encontro, que nossos horizontes se alargam, nos possibilitando a enxergarmos além do limite humano…
O nosso encontro com Jesus, é transformador, muda-nos por inteiros, torna-nos mais flexíveis, mais humanos, a ponto das pessoas do nosso convívio perceberem de imediato essa nossa transformação!
Quando abrimos o nosso coração para acolher Jesus, Ele vai entrando lentamente na nossa vida, realizando grandes maravilhas em nosso favor e quando nos damos conta, já estamos totalmente envolvidos com Ele, Jesus já tomou conta de todo o nosso ser, já não dá mais pra viver longe dele…
Em algum momento da nossa vida, alguém nos falou de Jesus, como Filipe falou Dele para Natanael, mas é a partir do nosso encontro pessoal com Ele, que a nossa adesão à sua proposta, se consolida…
Sejamos como Filipe, proporcionemos ao outro, a alegria de conhecer Jesus e como Natanael, um cristão autentico, sem falsidade, pois à Jesus ninguém engana, Jesus nos conhece do avesso, sabe o que cultivamos dentro de nós…
Quando nos envolvemos com Jesus, vamos ficando parecidos com Ele na gratuidade, nos gestos concretos de amor, no modo simples de viver…
Quem faz a experiência de Jesus em sua vida, sente necessidade de partilha-la com o outro, no desejo de que ele possa também, fazer esta mesma experiência.
Como discípulo, que quer seguir seu Mestre, não podemos esquecer: o nosso compromisso com Jesus é compromisso com a vida, portanto, não somos verdadeiros, quando dizemos que seguimos Jesus, mas não cuidamos daquilo que lhe é mais precioso: a vida humana.
Em Jesus, o céu se abriu e o rosto do Pai tornou visível, Jesus é a única ligação entre o céu e a terra, Nele está Deus de forma humana e o humano de forma divina…
Mostremos Jesus ao outro, com o nosso modo de viver, que deve ser coerente com o evangelho…
QUE DEUS OS ABENÇOE!
FIQUEM NA PAZ DE JESUS!
Reflexão de Olivia Coutinho.