Por Olívia Coutinho
O Evangelho de hoje nos traz a certeza de que Jesus é o verdadeiro Pão da Vida, aquele que sacia definitivamente a fome e a sede mais profunda do ser humano. Em meio às inseguranças e instabilidades da existência terrena, ressoa com força esta promessa do Senhor: “Quem vem a mim nunca mais terá fome; quem crê em mim nunca mais terá sede.”
Jesus se apresenta como o alimento que dá sentido à nossa vida! Alimentar-se d’Ele é mais que receber um conforto espiritual é entrar numa comunhão real, íntima e vital com o próprio Deus! Quem se aproxima de Jesus com fé, com o coração aberto, experimenta uma saciedade que o mundo não pode oferecer. Nenhuma conquista material, nenhum alimento terreno é capaz de preencher o vazio existencial que só Jesus pode preencher.
Através de sua vinda, Jesus renova a aliança outrora rompida pelo pecado, oferecendo-se como o novo maná descido do céu. Ele é o dom gratuito do Pai, que quer a salvação de todos os seus filhos. Como Ele mesmo afirma: “Todos os que o Pai me confia virão a mim, e quando vierem, não os afastarei.” Esta é uma verdade consoladora: Deus nunca rejeita quem o busca com sinceridade. Jesus é a porta sempre aberta do coração misericordioso do Pai!
O pão material é necessário para a subsistência do nosso corpo, e Jesus mesmo nos ensinou a pedi-lo, na oração do Pai Nosso. Mas Ele também nos revela que existe uma fome mais profunda que é a fome de amor, de sentido, de eternidade! Essa fome, só se sacia com o Pão do Céu. E quando nos alimentamos deste Pão, temos a confiança de que Deus, em sua providência, nos ajudará também, nas nossas necessidades terrenas.
“Pois eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.” Ao dizer isso, Jesus nos revela que Ele está em perfeita obediência ao Pai, e sua missão é cumprir o seu projeto de salvação. Ele não veio para condenar, mas para atrair, salvar e conduzir à vida eterna aqueles que creem. A vontade do Pai é que nenhum dos seus se perca, e que todos sejam ressuscitados no último dia. Esta promessa é fonte de esperança que transcende a lógica humana. É uma certeza que não se fundamenta nas evidências do mundo, mas na fidelidade de Deus. É a fé que nos permite viver essa verdade, mesmo em meio às dores e contradições da vida.
Acolhamos, portanto, o convite de Jesus: aproximemo-nos Dele com fé e confiança, permitindo que Ele seja o nosso sustento diário. Que a Eucaristia, memorial vivo do seu amor, seja para nós fonte de força, nosso alimento diário…
TE DESEJO UM SANTO DIA!
FIQUE NA PAZ DE JESUS!
Reflexão de Olivia Coutinho
MENSAGEM DO DIA > “QUEM VEM A MIM NÃO TERÁ MAIS FOME…”
21