Por Olívia Coutinho
Mesmo em meio a tantos adversários (pedras, espinhos) a palavra de Deus ainda encontra resposta em muitos corações, corações, que irrigados da agua viva que é Jesus, se transformam em terra boa para acolher a semente…
O evangelho de hoje, nos apresenta a parábola do semeador! Jesus, dirigindo-se à multidão, fala da importância do acolhimento à palavra de Deus, comparando-a com a semente lançada na terra…
Uma semente, quando não lançada na terra, continua sendo apenas uma semente, mas se lançada na terra boa, ela germina, cresce e produz muitos frutos! Assim é a palavra de Deus: na bíblia, ela é apenas “palavra” já no nosso coração, quando transformado em terra boa, ela produz frutos, gerando vida…
Através de pequenas parábolas, (histórias) Jesus comparava as coisas do reino, com as coisas comuns, presentes no cotidiano dos pequenos, neste texto, a palavra de Deus é comparada a uma semente lançada em vários tipos de terrenos… Com esta pedagogia, Jesus transmitia a sua mensagem salvífica, somente para aqueles que buscavam o entendimento da palavra de Deus, que eram os pequenos, confundindo os grandes que não viviam a mesma realidade…
Uma parábola, tanto pode revelar, como esconder, vai depender de que a escuta. Para os pequenos, as parábolas revelavam os Mistérios do Reino, já para os “grandes” simbolizados pelos os fariseus e doutores da lei, as parábolas de Jesus, não diziam nada.
A todo aquele que crê em Jesus, que está aberto para acolher a sua mensagem salvífica, é dado a graça do entendimento da palavra de Deus, de conhecer os mistérios do Reino…
Do coração de Jesus, foram lançadas as primeiras sementes no coração da humanidade, sementes, que continuam sendo lançadas no mundo por aqueles que dão continuidade à presença de Jesus aqui na terra…
O nosso caminho para a eternidade, começou a partir de uma pequena semente que alguém lançou no nosso coração: a semente do amor, que se bem cuidada, germina, cresce e frutifica no mundo.
Por mais que acreditamos ter o conhecimento da palavra de Deus, não seremos bons semeadores se não nos aproximarmos de Jesus como discípulo que quer aprender com o seu Mestre.
Somos chamados a sermos propagadores da palavra de Deus, mas antes, precisamos ser terra boa para acolhê-la, e uma vez cultivada no nosso coração, com certeza, esta palavra produzirá frutos…
A palavra de Deus, é luz que clareia a nossa mente, é semente que gera vida! no coração de quem se abre para acolhe-la! O crescimento do Reino dos céus, vai depender da nossa disposição em nos tornarmos acolhedores e semeadores desta palavra…
QUE DEUS ABENÇOE A TODOS!
FIQUEM NA PAZ DE JESUS!
Reflexão de Olivia Coutinho