Início » MENSAGEM DO DIA > “QUEM PROCURA GANHAR A SUA VIDA, VAI PERDÊ-LA; E QUEM A PERDE VAI CONSERVÁ-LA.”

MENSAGEM DO DIA > “QUEM PROCURA GANHAR A SUA VIDA, VAI PERDÊ-LA; E QUEM A PERDE VAI CONSERVÁ-LA.”

por Ornan Serapião
2 minutos para ler

Por Olívia Coutinho
O Evangelho de hoje nos apresenta uma mensagem escatológica, abordando a segunda vinda de Jesus. Embora o tema do “fim dos tempos” possa parecer difícil, à luz da fé, encontramos a essência do que Jesus deseja nos comunicar: precisamos estar preparados e vigilantes, vivendo cada dia como se fosse o último.
Jesus recorda dois momentos marcantes da história bíblica: o dilúvio no tempo de Noé e a destruição de Sodoma. Em ambas as ocasiões, muitos estavam distraídos, entregues aos prazeres e preocupações terrenas, esquecendo-se de Deus e do caminho da retidão. Somente Noé e sua família, assim como Ló e os seus, estavam vigilantes e prontos para seguir o chamado de Deus, e assim foram preservados.
Essa comparação nos ensina que “dilúvios” e “destruições” ainda acontecem em nossa vida e no mundo ao nosso redor, lembrando-nos da fragilidade da existência. A vida pode ser inesperadamente interrompida, e o convite de Jesus é que vivamos com um coração desapegado, atentos ao que realmente importa: a busca pelo Reino de Deus.
Quando Jesus diz: “Quem procura ganhar a sua vida vai perdê-la; e quem a perde vai conservá-la”, Ele nos convida a um desapego profundo dos bens materiais e das ambições pessoais que muitas vezes nos afastam de Deus. A verdadeira vida, está em nos entregarmos por inteiro a Deus, vivendo para Ele e para o bem do próximo, sem medo de renunciar às coisas passageiras deste mundo.
“Dois homens estarão no campo; um será levado e o outro será deixado”. Este “critério de seleção” reflete o resultado das escolhas pessoais, que fazemos todos os dias. Embora possamos estar lado a lado, é o modo como cada um vive, a fidelidade a Deus, que determina nosso destino final. Assim, duas pessoas podem estar juntas, mas cada coração pode apontar para horizontes opostos. Ninguém se salva sozinho, mas a salvação é individual e não coletiva, não é pelo fato de pertencermos a uma mesma Igreja, a um mesmo grupo, a uma mesma família, que vamos ser salvos e sim, pela nossa obediência a Deus no seguimento a Jesus…
Que as palavras de Jesus, que nos é endereçada neste evangelho, não nos causem temor, mas nos motivem a viver com coragem e esperança! Que elas nos façam relembrar de que o nosso destino é o céu e que a nossa vida terrena é a única oportunidade que temos de buscarmos em Jesus, o nosso encontro definitivo com o Pai.
QUE DEUS ABENÇOE A TODOS!
FIQUEM NA PAZ DE JESUS!
Reflexão de Olivia Coutinho

Postagens Relacionadas

Deixe um comentário