Início » MENSAGEM DO DIA > “QUEM DIZEM OS HOMENS QUE EU SOU?”

MENSAGEM DO DIA > “QUEM DIZEM OS HOMENS QUE EU SOU?”

por Ornan Serapião
3 minutos para ler

Por Olívia Coutinho
O Evangelho que a liturgia de hoje nos apresenta, convida-nos a refletir sobre algo fundamental na nossa vida: conhecer Jesus! Conhecer Jesus não se limita a uma compreensão teórica ou superficial, mas exige uma experiência profunda e transformadora com Ele.
O texto diz que enquanto Jesus estava a caminho dos povoados de Cesareia de Filipe com seus discípulos, Ele lhes faz uma pergunta: “Quem dizem os homens que eu sou?” Certamente, Jesus não estava interessado em medir sua popularidade, mas sim, em saber se o povo já havia compreendido sua identidade messiânica. Os discípulos responderam: “Alguns dizem que és João Batista; outros, Elias; outros ainda, Jeremias ou um dos profetas.” Porém, não satisfeito, Jesus dirige-lhes uma segunda pergunta, agora de modo pessoal: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Nesse momento, fez-se um silêncio, afinal, responder em nome dos outros é fácil, pois não compromete, mas responder de forma pessoal exige convicção, comprometimento.
Pedro, então, toma a palavra e, com firmeza, professa sua fé: “Tu és o Messias.” Essa resposta agradou a Jesus, pois Ele sabia que essa afirmação não se baseava apenas em conhecimento teórico, mas na experiência pessoal de Pedro com Ele.
No entanto, Jesus proíbe severamente os discípulos de revelarem sua identidade. Isso, porque, o povo esperava um Messias triunfalista, com poder político e militar, e não um Messias servo, voltado para os pobres e pequeninos. Jesus sabia que só seria plenamente reconhecido como Filho de Deus após passar pela cruz.
Mesmo reconhecendo Jesus como o Messias, Pedro ainda não estava pronto para o discipulado. Ele nutria uma visão humana e triunfalista do Messias, sem sofrimento, sem cruz. Por isso, ao rejeitar a ideia de um Messias que deveria sofrer, Pedro recebe uma repreensão severa de Jesus: “Vai para longe de mim, Satanás! Tu não pensas como Deus, e sim como os homens.”
Jesus, por conhecer o coração humano, percebe a dificuldade dos discípulos em aceitar o caminho da cruz. Por isso, os ensina que não é possível segui-Lo sem abraçar a cruz. Seguir Jesus significa assumir compromissos que podem contrariar os interesses do mundo e gerar oposição.
Essa passagem do Evangelho nos alerta sobre o verdadeiro significado de conhecer Jesus. Afirmar que conhecemos Jesus, não é algo trivial, mas sim, um compromisso profundo. Quem conhece Jesus verdadeiramente, sente-se responsável por dar continuidade à sua missão aqui na terra.
Saber quem é Jesus vai além de reconhecer que Ele é Deus, isso até os adversários da fé sabem. Conhecer Jesus de verdade, significa estar comprometido com sua causa e com aquilo que Ele mais valoriza: a vida humana.
Muitos de nós professamos a nossa fé em Jesus, mas ficamos apenas no conhecimento teórico, sem vivenciar uma experiência real com Ele. No entanto, é pela fé que reconhecemos Jesus como nosso Deus e Senhor, e essa fé não é fruto do esforço humano, mas do acolhimento sincero ao dom de Deus.
Hoje, Jesus continua a nos perguntar: “E para você, quem sou Eu?” Nossa resposta não chegará até Ele apenas por meio de palavras, mas será revelada pelo testemunho de nossa vida, por nossas atitudes cotidianas…
QUE DEUS O ABENÇOE!
FIQUEM NA PAZ DE JESUS!
Reflexão de Olivia Coutinho

Postagens Relacionadas

Deixe um comentário