Por Olívia Coutinho
De um jeito simples, Jesus comparava o Reino dos céus, com pequenas coisas presentes no cotidiano dos pequenos como a semente lançada na terra, a colheita, o fermento na maça e assim por diante… Através de parábolas, Jesus falava diante de todos, mas não, para todos, pois só entendiam a sua mensagem, aqueles que de fato, queriam entendê-las. E assim, Jesus ia confundindo os grandes e fazendo um passeio amoroso no coração dos pequenos… É bom ressaltarmos: uma parábola, tanto pode revelar, como esconder, vai depender de quem a escuta… Para os pequenos, as parábolas revelavam a grandeza do Reino, já para os “grandes” fariseus e doutores da lei, que não viviam a mesma realidade destes, elas não diziam nada, não passavam de meras historinhas.
Esta forma diferente de Jesus ensinar, usando parábolas, despertou curiosidade nos discípulos que perguntaram a Ele: “Porque tu falas ao povo em parábolas?” Jesus respondeu: “Porque a vós, foi dado o conhecimento dos mistérios do Reino dos Céus, mas a eles não é dado. Pois à pessoa que tem, será dado ainda mais, e terá em abundância; mas à pessoa que não tem, será tirado até o pouco que tem. É por isso que eu lhes falo em parábolas: porque olhando, eles não veem, e ouvindo, eles não escutam, nem compreendem…”
Toda parábola, nos leva a uma reflexão, é sempre um convite à conversão, Jesus quer que nos aproximemos Dele, livremente e não por imposição.
Os ensinamentos de Jesus, são graças de Deus acessíveis a todos, mas nem todos estão dispostos a acolhê-los. Aos que os acolhe, com o propósito de os colocarem em prática, lhes é dado o dom da sabedoria, para que eles possam entendê-los bem. Aos que os recusa, os que se fecham à graça de Deus, lhes é tirado até mesmo o pouco de entendimento que eles possam ter. Estejamos certos, não é pela inteligência que vamos entender a palavra de Deus, e sim, pela a abertura ao Espírito Santo. Não esqueçamos: a palavra de Deus, só é entendida à luz da fé.
A todo aquele que crê em Jesus, que está aberto para acolher a sua mensagem salvífica, é dada a graça de conhecer os mistérios do Reino dos céus…
QUE DEUS ABENÇOE A TODOS!
FIQUEM NA PAZ DE JESUS!
Reflexão de Olivia Coutinho