Por Olívia Coutinho
O evangelho de hoje, chama a nossa atenção sobre a importância de dedicarmos tempo na escuta da palavra de Deus!
A eficácia de tudo o que fazemos, está em nos deixar orientar pela palavra de Deus…
O texto nos coloca em Betânia, na casa das irmãs: Marta e Maria que se alegram com a visita de Jesus, o grande amigo da família! As duas, queriam agradar a Jesus, mas cada uma a seu modo, Maria, de antemão, faz opção pela escuta atenta da sua palavra, já Marta, adia esta escuta, se ocupando com os afazeres, talvez, por querer oferecer ao amigo, uma boa hospedagem…
A narrativa diz, que Maria sentou-se para ouvir Jesus, o que caracteriza a postura do discípulo que quer aprender com o seu Mestre! Aquele momento para ela, certamente, era único, por isto, ela queria aproveitá-lo ao máximo, afinal, não era todo dia que ela tinha recebia em sua casa, uma visita tão importante como a visita de Jesus. Em Maria, temos o exemplo de como deve ser a nossa postura diante de Jesus, que é a postura da escuta atenta da sua palavra!
Marta, embora muito agitada, nos dá também, um exemplo de dedicação ao serviço, que é também, muito importante. Certamente, ela também desejava ouvir Jesus, só que a sua preocupação exagerada com os afazeres, a fez inverter a ordem, colocando o serviço antes de escutar o que Jesus tinha as lhe dizer, que com certeza, seria a melhor parte… Talvez, a falha de Marta, não tenha sido na sua dedicação ao serviço, mas em querer desempenhá-lo, antes de ouvir Jesus. Quando ela reclama da irmã, com Jesus, Ele, com uma suave repreensão, tenta acalma-la dizendo-lhe: “Marta, Marta tu te preocupas e andas agitada por muitas coisas. Porém, uma só coisa é necessária. Maria escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada”! Com estas palavras, Jesus não só corrige Marta, como também nos alerta sobre a importância de priorizarmos as coisas do alto…
Desaceleremos um pouco desta nossa correria do dia a dia, e dediquemos tempo, para ouvir o que Jesus tem a nos falar… Jesus nos fala a todo instante, através das escrituras, dos acontecimentos, das pessoas, paremos para ouvi-lo!
Nesta nossa vida tão agitada, ficamos tão envolvidos nos nossos afazeres, que nem reservamos tempo para ouvir Jesus.
É importante encontrarmos um equilíbrio entre as nossas tarefas do dia a dia e a nossa espiritualidade.
Hoje, Jesus continua a nos dizer: “Só uma coisa é necessária…” Para o mundo, pode ser difícil definir o que é necessário, mas para nós, que nos propomos a seguir Jesus, deve estar bem claro: o necessário para nós, com toda certeza, é “ouvir Jesus” é saber o que Ele quer de nós e para nós!
Elogiando Maria, por ter escolhido a “melhor parte, Jesus deixa claro que o tempo que tiramos para ouvi-lo, é um tempo de maior ganho, tempo de maior aproveitamento, pois, se orientados por Jesus, tudo fluirá bem em nossa vida…
“Buscai primeiro o Reino de Deus, e tudo, mais vos será acrescentado.” (Mt6,33)…
QUE DEUS ABENÇOE A TODOS!
FIQUEM NA PAZ DE JESUS!
Reflexão de Olivia Coutinho