Por Olívia Coutinho
Deus tinha muitos meios para chegar até a nós, mas Ele quis vestir-se da fragilidade humana para estar mais próximo de nós, quis passar pelo o mesmo processo que nós passamos, para chegar ao mundo.
O evangelho proposto para a nossa reflexão no dia de hoje, fala-nos, das inúmeras dificuldades que José e Maria tiveram que enfrentar para defender o menino Jesus, das mãos dos inimigos. Para dar continuidade ao plano de Deus, José e Maria, tiveram que enfrentar inúmeros desafios, dificuldades, que começaram, já, na ocasião do parto de Maria, quando eles não encontram um lugar digno para que Jesus pudesse nascer.
O texto começa narrando a fuga de José, Maria e o Menino para o Egito. Depois de terem recebido a visita dos magos, ainda na gruta de Belém, o Anjo do Senhor orientou José em sonho: “Levanta-te pega o menino e sua mãe e fuja para o Egito! Fica lá até que eu te avise! Porque Herodes vai procurar o menino para matá-lo.” E assim foi feito, José fez tudo como o Anjo havia orientado. Ele pegou o menino e junto com Maria, fugiram da fúria de Herodes, que na ânsia de si manter no poder, chegou a crueldade de mandar matar todas as crianças abaixo de 2 anos, na certeza de que assim, ele eliminaria o Menino Jesus.
Como vemos, o menino Deus, acabava de nascer e já começava a enfrentar os primeiros desafios, se tornando um exilado. O casal, fora de sua Pátria, certamente teve que enfrentar muitas dificuldades para proteger o filho. O que nos faz lembrar, as muitas famílias que são obrigadas a sair de sua Pátria, algumas, fugindo das guerras para defender a vida de seus filhos, outras, mudando para lugares distantes, na tentativa de tirar seus filhos do mundo das drogas. E há também, aquelas famílias, que iludidas com a vida na cidade grande, vendem, por preços irrisórios, suas terrinhas na roça e infelizmente, acabam parando debaixo de viadutos, ou nas ruas das grandes Metrópoles…
O clamor dos inocentes, continua ecoando em nossos ouvidos a pedir justiça frente as crueldade dos muitos Herodes disfarçados de pessoas do bem, Herodes, que continuam assassinando milhares de crianças com a arma mais letal que existe nos tempos atuais: a fome…
Meu irmão e minha irmã, a diferença entre matar e deixar morrer, é mínima, por isto, como cristãos comprometidos com a vida, temos que defender os indefesos, denunciar toda forma de violência praticada contra estes, que não tem vós e nem vez…
QUE DEUS ABENÇOE A TODOS!
FIQUEM NA PAZ DE JESUS!
Reflexão de Olivia Coutinho