Por Olívia Coutinho
O evangelho proposto para a nossa reflexão nesta Quarta-feira do Tempo Comum, nos apresenta, a tão conhecida parábola do semeador. Jesus utiliza uma linguagem simbólica para nos falar, da importância da receptividade das pessoas à Palavra de Deus. Nesta parábola, Jesus coloca o coração humano como símbolo de um campo com solos diferentes e que recebem a mesma semente. Através desta parábola, Jesus chama a nossa atenção sobre a importância do acolhimento à palavra de Deus, comparando-a com a semente lançada na terra.
O solo à beira do caminho, onde as aves comem a semente, representa aqueles que escutam a palavra de Deus, mas não a compreende. Os solos rochosos e cheios de espinhos representam os obstáculos que impedem o crescimento espiritual. E por fim, o solo fértil simboliza aqueles que abrem seus corações para acolher esta Palavra de vida simbolizada por uma semente.
Se queremos de fato, agradar a Deus, precisamos nos examinar interiormente: estamos abertos para compreender e acolher os ensinamentos de Jesus, ou estamos permitindo que as nossas preocupações, ocupações, estão nos impedindo de crescermos espiritualmente.
A parábola destaca a importância de perseverarmos na fé, em meio as turbulências deste mundo. Podemos nos identificar com os solos rochosos e espinhosos em diferentes momentos da vida, mas a mensagem central é que, mesmo diante das dificuldades, (pedras espinhos) podemos superar esses desafios, buscando uma transformação interior…
Uma parábola, tanto pode revelar, como esconder, vai depender da forma de quem a escuta. Para os pequenos, ou seja: os que escutam com o coração, as parábolas falam de vida, do amor maior, já, para os grandes, os que são cheios de si mesmos, as parábolas não dizem nada, não passam de meras historinhas de Jesus.
A todo instante somos chamados a sermos semeadores da palavra de Deus, mas antes, precisamos de ser terra boa, para acolher esta semente, que uma vez, cultivada no nosso coração, haverá de frutificar no mundo, através de nós.
Como anunciadores da Boa Nova do Reino, devemos aproveitar todas as oportunidades para lançar a palavra de Deus, sem nos preocuparmos em que tipo de terreno ela irá cair, sejamos como o vento, apenas espalhemos a semente, sem nos preocuparmos, onde ela irá cair…
Em meio a tantos opositores, a palavra de Deus, ainda encontra resposta em muitos corações, sempre haverá quem a acolhe e se deixa conduzir por ela!
A palavra de Deus é fonte de vida, é semente que traz dentro de si, a força do Senhor Jesus que continua lançando sementes em nossos corações através de seus enviados, confiante de que nós saberemos cultivá-la no espírito da fé e da fidelidade à Deus…
QUE DEUS ABENÇOE A TODOS!
FIQUEM NA PAZ DE JESUS!
Reflexão de Olivia Coutinho