Por Olívia Coutinho
A todo instante, somos chamados a fazer parte do Reino de Deus, um Reino diferente de todos os reinos e sistemas deste mundo que muitas vezes são marcados pela busca de poder e pelo apego as coisas materiais. O Reino de Deus, é encontrado na simplicidade da vida, sem depender de grandes eventos ou sinais espetaculares.
Muitas vezes, na expectativa de um sinal extraordinário, perdemos a oportunidade de reconhecer e viver o Reino de Deus presente no cotidiano da nossa vida, na simplicidade dos relacionamentos, na prática do amor e da compaixão. O Reino de Deus, não é um espaço físico; é uma realidade espiritual, vivida e experimentada por aqueles que estão unidos a Jesus. Em Jesus, o Reino de Deus se torna visível, visível, porque Ele é o modelo de um reino que promove paz, justiça, e amor, valores que transformam corações e que podem ser vividos nos lares, nas comunidades, e em qualquer lugar onde amor é vivido.
No Evangelho de hoje, os fariseus perguntaram a Jesus quando chegaria o Reino de Deus, desejando saber sobre um reinado de poder político e militar sonhado por eles. Eles aguardavam um libertador, um rei terreno que os livrasse da dominação romana. Contudo, a visão desses fariseus era limitada e superficial, incapaz de reconhecer o Reino presente na pessoa de Jesus. Eles não percebiam que o Reino de Deus já estava entre eles, sendo encarnado por Jesus e revelado através de suas palavras e ações.
Estejamos certos: o Reino de Deus, não é marcado por aparências externas, mas pela transformação interior, onde o amor, a misericórdia e a verdade assumem o lugar central em nossa vida.
Jesus nos alerta sobre a necessidade da vigilância, pois a vinda do Filho do Homem será inesperada como o brilho de um relâmpago. Essa imagem nos lembra que a presença do Reino de Deus, é algo que exige prontidão e abertura de coração, pois só assim estaremos preparados para acolher Jesus em sua segunda vinda.
É na pessoa de Jesus que o Reino de Deus se manifesta entre nós. Em Jesus, o divino se manifesta de forma humana, e o humano atinge a plenitude no encontro com o divino.
Jesus é a porta que se abre para nós, o caminho seguro que nos conduz à felicidade plena, adentremos essa porta que se abre para a eternidade, para o amor que nunca termina.
QUE DEUS ABENÇOE A TODOS!
FIQUEM NA PAZ DE JESUS!
Reflexão de Olivia Coutinho
MENSAGEM DO DIA > “… O REINO DE DEUS ESTÁ ENTRE VÓS.”
24