Início » MENSAGEM DO DIA > O MILAGRE DA PARTILHA!

MENSAGEM DO DIA > O MILAGRE DA PARTILHA!

por Ornan Serapião
2 minutos para ler

Por: Olívia Coutinho
O Evangelho deste sábado nos revela, mais uma vez, a sensibilidade de Jesus diante das necessidades humanas. A narrativa apresenta o conhecido milagre da multiplicação dos pães, que podemos chamar também de “o milagre da partilha”. O ponto central desse acontecimento é o amor: amor que se concretiza na solidariedade, que rompe barreiras e transforma realidades.
Jesus poderia realizar esse milagre sozinho, sem envolver seus discípulos, mas Ele quis ensiná-los, de maneira prática, o valor da partilha. Assim, mostrou que um coração aberto ao próximo se assemelha ao seu próprio Coração. Hoje, essa missão de partilhar e saciar a fome dos irmãos é confiada a nós. A fome que nos cerca não é apenas de alimento, mas também de amor, de acolhida, de sentido para a vida. Se ignoramos essa realidade, deixamos de viver os ensinamentos do Mestre.
Jesus nos assegura que, se colocarmos em suas mãos o pouco que temos, Ele transformará esse pouco em abundância. Onde há amor, há partilha; onde há partilha, Deus age, e o milagre acontece. A multiplicação dos pães foi mais do que um gesto de providência; foi um sinal daquilo que Jesus realmente deseja nos oferecer: o Pão da Vida, Ele mesmo.
Como cristãos comprometidos com o Evangelho, somos chamados a despertar nos pobres a fome de Deus, mas antes, precisamos saciar sua fome material. Um coração alimentado consegue reconhecer a presença divina em quem lhe estende a mão.
Infelizmente, em nossos dias, é comum encontrarmos pessoas em situação de extrema necessidade. Muitos fecham os olhos para essa realidade, justificando sua indiferença com julgamentos apressados sobre a condição do outro. Mas um verdadeiro seguidor de Jesus não pode permanecer alheio ao sofrimento dos mais necessitados. Quem se recusa a ajudar os pobres, fecha para si as portas do céu. “Pois eu tive fome e vocês não me deram de comer; tive sede e não me deram de beber” (Mt 25,42). De nada adianta elevar as mãos em oração se não as estendemos para levantar quem caiu.
Vivemos em um mundo onde há fartura de alimentos, mas ainda assim, muitos morrem de fome e abandono. Precisamos aprender a olhar para o próximo, com o mesmo olhar de Jesus: um olhar que não apenas constata a sua necessidade, mas que nos impulsiona à ação.
A fome de tantos irmãos é uma ferida que sangra constantemente no Coração de Jesus, e está em nossas mãos a responsabilidade de fazer cicatrizar esta chaga, afinal, quem de nós não tem um pouco de “pão” e alguns “peixinhos” para partilhar?
QUE DEUS O ABENÇOE!
FIQUEM NA PAZ DE JESUS!
Reflexão de Olivia Coutinho

Postagens Relacionadas

Deixe um comentário