Por Olívia Coutinho
No evangelho de hoje, Jesus utiliza a metáfora da lâmpada, para ilustrar a importância de sermos luz no mundo! A lâmpada acesa, representa a verdade trazida por Jesus, os dons e a fé que recebemos. Quando acendemos essa “lâmpada”, ou seja, quando recebemos a luz de Cristo em nossas vidas, não devemos escondê-la, mas sim, colocá-la em um lugar visível para que ela possa iluminar os que estão nas trevas. Assim como uma lâmpada no candeeiro ilumina o ambiente, a nossa fé deve ser uma luz que guia os irmãos, perdidos pelas periferias da vida. Porém, é importante conscientizarmos: não temos luz própria, irradiamos a Luz que vem de Cristo!
Jesus nos alerta sobre a necessidade de vivermos com autenticidade e transparência, pois tudo o que está escondido será revelado. Nada permanece oculto diante de Deus, a verdade sempre virá à tona. O chamado à sinceridade, nos leva a refletir sobre a coerência entre o que pregamos e o que vivemos.
Jesus, também nos exorta, a prestarmos atenção em como ouvimos a sua palavra. Quem ouve sua palavra com o coração aberto e se dispõe a vive-la, receberá ainda mais graças e bênçãos. Contudo, aquele que não valoriza que recusa essa palavra de vida eterna, acabará perdendo até o pouco que pensa ter…
A palavra de Deus, não pode ser recebida de forma superficial, ela exige uma resposta ativa, um compromisso de viver segundo os ensinamentos de Jesus.
O texto nos desafia a sermos portadores da luz de Cristo dissipando as trevas deste mundo agindo com justiça, verdade e amor. A fé que recebemos, não é apenas para nosso benefício pessoal, mas para ser compartilhada, iluminando os corações daqueles que ainda estão vivendo na escuridão. Quanto mais partilhamos a nossa fé, mais brilha em nós, a luz de Cristo!
Que possamos irradiar esta luz, através das nossas atitudes, do nosso testemunho de vida…
QUE DEUS OS ABENÇOE!
FIQUEM NA PAZ DE JESUS!
Reflexão de Olivia Coutinho